Apple é notificada pelo Procon-SP por venda de iPhone sem carregador

O Procon-SP informou que notificou, nessa terça-feira (27), a gigante de tecnologia Apple (NASDAQ: AAPL) e pediu explicações sobre a venda dos novos iPhones sem carregador.

Frente a isso, a Apple terá o prazo de 72 horas para responder aos questionamentos do órgão de defesa do consumidor. Dentre as explicações solicitadas, estão:

  • O motivo da decisão de não vender o carregador junto com o iPhone
  • O valor dos carregadores que serão vendidos separadamente
  • O tempo estimado de duração da bateria do aparelho
  • Como funcionará a garantia dos produtos
  • Se o consumidor tem alternativa para usar outros dispositivos que exerçam a mesma função

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, “a venda separada do aparelho e do carregador é uma inovação que pode configurar prática abusiva, pois um precisa do outro para ter utilidade. A Apple praticamente obriga o consumidor a fazer duas compras do mesmo produto, praticamente uma venda casada”.

No entanto, a empresa de Cupertino ainda não respondeu sobre a notificação do Procon, mas em evento realizado no último dia 13, sinalizou a preocupação com a redução de emissão de carbono, uma vez que sem o carregador, as embalagens em que são vendidos os celulares ficam menores e assim facilita o transporte.

Procon-SP notifica Apple por falha em celulares resistentes à água

Vale lembrar que o órgão de defesa do consumidor já havia notificado a companhia em meados de setembro, e pediu para que a gigante de tecnologia explicasse as falhas na resistência à água de alguns iPhones que deveriam ser resistentes à água, de acordo com as ofertas dos modelos.

O órgão de defesa do consumidor informou que cerca de 20 consumidores entraram em contato com a Apple uma vez que seus aparelhos mostraram defeitos enquanto ainda estavam no período de garantia. Contudo, a companhia não consertou ou trocou os itens pois alegou contato com líquido.

Nesse sentido, a Apple deveria justificar o motivo da exclusão da garantia, segundo o órgão, “já que a resistência à água é uma das características presentes na oferta dos modelos”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião