Apple é criticada por jornais norte-americanos por comissões na App Store

Após a escalada da disputa entre a Apple (NASDAQ: AAPL) e a Epic Games, criadora do Fortnite, a maior empresa dos Estados Unidos agora é criticada pela imprensa estadunidense. Os jornais do país contestam as taxas cobradas pela gigante da tecnologia em sua loja virtual, a App Store.

A DCN, organização que representa os maiores veículos de imprensa dos Estados Unidos, como The New York Times, The Washington Post, além de grandes redes de televisão e estações de rádio, enviaram uma carta ao CEO da Apple, Tim Cook, na última quinta-feira (20), perguntando de que forma poderiam ser obtidas melhores condições para os jornais na plataforma da companhia.

Acordos firmados em contrato dizem que os jonais precisam pagar à App Store e a Google Play, loja on-line do Google no sistema operacional Android, uma comissão de 30% sobre as transações realizadas pelos usuários dentro dos aplicativos. Para alguns clientes, a partir do segundo ano de operação junto à Apple, a taxa cai para 20%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em seu comunicado ao presidente da companhia, que já vale mais de US$ 2 trilhões, a DCN salientou que seus membros têm uma audiência de mais de 220 milhões de visitantes únicos em seus sites e aplicativos. Para o grupo, isso equivale a toda a população dos Estados Unidos que tem acesso à internet.

O órgão de imprensa pede um modelo de negócio mais flexível, citando o caso da Amazon Prime Video. Diferentemente do que é pago pelos jornais, a plataforma da Amazon é taxada somente em 15%. Por isso, a DCN disse que “os termos exclusivos do mercado eletrônico da Apple têm um forte impacto na capacidade dos usuários de acessar informações confiáveis e entretenimento de alta qualidade”.

A mensagem dos representantes jornalísticos se refere à uma declaração de Cook durante a audiência das grandes empresas de tecnologia do país, ocorrida na Subcomissão Antitruste do Congresso norte-americano neste mês. O executivo disse que o acordo com a Amazon seria possível para as outras empresas, desde que elas “cumpram as condições” junto à Apple. A CDN, por sua vez, quer saber quais são essas condições.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião