Apple corta pela metade comissão cobrada de desenvolvedores menores

A Apple (NASDAQ: AAPL; B3: AAPL34) está reduzindo pela metade a comissão cobrada de desenvolvedores menores que vendem software por meio de sua loja de aplicativos App Store. As informações são do jornal “The Wall Street Journal”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A medida é mais um movimento da Apple em meio a disputa sobre como a fabricante do iPhone exerce sua influência no ecossistema de plataforma.

A gigante do Vale do Silício informou que, a partir do próximo ano, vai cobrar 15%, não mais uma taxa de 30%, sobre as vendas feitas através da App Store de empresas que geram um montante inferior a US$ 1 milhão (o equivalente a R$ 5,337 milhões) em receitas por meio da loja de aplicativos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Desse modo, a mudança ainda não irá afetar oponentes da Apple, como a desenvolvedora de jogos eletrônicos Epic Games.

Os críticos da companhia argumentam que a comissão cobrada era alta demais, injusta com diversas empresas, deixa os clientes pagando a conta e leva a soluções alternativas por parte de alguns desenvolvedores para evitar as taxas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Nesse sentido, o corte nas taxas cobradas conferem à Apple a capacidade de atenuar as críticas sobre supostas práticas abusivas dentro do ambiente de sua plataforma, ao mesmo em que não na grande parte do fluxo de receita da companhia.

Apple diz que mudança tem efeito sobre “vasta maioria”

De acordo com a empresa, a redução das taxas afeta a “vasta maioria” dos desenvolvedores de aplicativos que utilizam a App Store, porém não especificou um número.

A Apple comunicou que 85% dos aplicativos dentro de sua plataforma não cobram dos usuários e, portanto, seu desenvolvedores não pagam comissões.

Após o anúncio, as ações da Apple caíam 1,1% na Nasdaq, em linha com o mercado norte-americano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião