Apple registra aumento em participação no mercado chinês

A Apple registra aumento em participação no mercado chinês, mesmo após temores de que a guerra comercial poderia trazer prejuízos. De acordo com a análise do Morgan Stanley, a participação da fabricante de iPhones subiu para quase 20% em comparação com maio do ano passado.

“Isso representa dados construtivos quando justapostos ao fraco ambiente de demanda da China no fim do ano passado e ao temor de investidores a uma forte queda da demanda por iPhones no curto prazo”, disse a analista Katy L. Huberty. Entretanto, os dados revelam que a participação da Apple em relação aos quatro meses anteriores recuou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Após o presidente norte-americano Donald Trump classificar a empresa chinesa Huawei em sua lista negra, as ações da Apple caíram 13%. Os investidores tinham receio de que a China pudesse retaliar contra a Apple.

Saiba Mais: Trump atinge Huawei; China critica e diz que vai proteger suas empresas

Conforme os analistas do Goldman Sachs, se o país oriental decidir banir produtos da fabricante americana o impacto sobre o lucro será de 29%. Por sua vez, o analista Taylor Cowen acredita que o lucro poderia recuar em 26%.

Apple pretende tirar parte de sua produção da China

Na última quarta-feira (18), a Apple informou que pretende transferir entre 15% a 30% de sua produção da China para o Sudeste Asiático. A empresa pediu aos seus fornecedores que avaliassem os custos da mudança.

Saiba Mais: Apple pede que os EUA retire as tarifas sobre seus produtos importados

De acordo com o jornal “Nikkei Asian Review”, a empresa está se preparando para reestruturar sua cadeia de fornecimento. O veículo não informou quais fábricas ligadas a companhia foram convidadas a estudar opções fora da China.

Os países considerados favoritos para realocação das produtoras são:

  • México;
  • Índia;
  • Vietnã;
  • Indonésia;
  • e Malásia.

Para a produção de iPhones, a companhia tem preferência para a Índia e o Vietnã. O tempo estimado pelo jornal para que a transferência ocorra é de 2 a 3 anos para 15% da produção.

As fábricas Foxconn, Pegatron, Wistron, que produzem o Iphone, as produtoras de Airpods Inventec, Luxshare-ICT e Goertek e a Quanta Computer, maior fabricante dos computadores MacBook da Apple, são algumas das empresas que podem diminuir a produção na China.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião