Aposentadoria: 60% dos brasileiros não possui plano financeiro

Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Banco Central (BC) aponta que 58,8% dos brasileiros não estão se preparando com a aposentadoria. Apenas 41,2% da população possui plano financeiro para a terceira idade.

A pesquisa entrevistou 804 indivíduos, pessoas acima de 18 anos, de todas as classes sociais, ambos os gêneros e nas 27 capitais. Dentre os principais motivos dos entrevistados que não estão se preparando para a aposentadoria, estão:

  • não sobra dinheiro no orçamento (35,9%)
  • estou desempregado (18,1%)
  • não vale a pena guardar o pouco dinheiro que sobra no fim do mês (17,3%)

O perfil do brasileiro que possui plano financeiro para a aposentadoria contempla:

  • gênero: percentual de homens que se preparam é maior que (45,1%) de mulheres (37,8%).
  • idade média: dentre os entrevistados, a faixa entre 35 e 54 anos representou o maior percentual de pessoas com plano (43,2%).
  • classes: A e B predominaram sobre as demais (54,9%).

Dentre os entrevistados que estão se preparando para a aposentadoria, o preparo se faz por meio de:

  • aplicações financeiras: 42,1%, dentre os quais 19,8% investem em previdência privada, 19,8% em outros ativos financeiros (como ações, títulos ou fundos) e 13,5% investem em ativos não financeiros (como
    um carro, casa/apartamento, arte, jóias etc).
  • recursos do INSS: 34,9% usarão o benefício como fonte de renda.
  • continuar a trabalhar: 36,8% dos entrevistados pretendem continuar ativos no mercado de trabalho.
  • dependência de terceiros: 15,9% dizem que dependerão de terceiros (como cônjuges, filhos ou outras pessoas da família).

“Estima-se que a participação da população acima de 65 anos na sociedade brasileira passe dos atuais 9% para 25% em 2060, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Será cada vez mais importante começar a pensar em uma complementação ainda jovem e não apenas quando se aproxima do momento de parar de trabalhar”, analisou a economista-Chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Saiba mais – Proposta de Previdência dos militares deve chegar ao Congresso dia 20 

Imprevistos

A pesquisa aponta que 39,5% dos brasileiros não seriam capazes de pagar uma despesa inesperada, equivalente à renda mensal, sem recorrer a um empréstimo ou ajuda de terceiros.

Ao passar por um imprevisto que alterasse a vida financeira, o levantamento aponta que 46,6% dos brasileiros cortariam as despesas e gastos desnecessários.

Em paralelo, 33,2% dos entrevistados fariam um diagnóstico financeiro, registrando os ganhos e gastos, para decidir o que fazer.

“É preciso entender que em certas situações emergenciais, nem mesmo cortar gastos será suficiente para resolver o problema. Manter uma reserva financeira é fundamental em qualquer etapa da vida, pois imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Recomenda-se ter disciplina para começar, mesmo que seja com um valor pequeno. Poupar e investir regularmente, mesmo que pequenos valores, acaba trazendo um bom resultado”, afirmou o chefe do departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC, Luis Mansur.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião