Balanços da semana

Após eleições no Reino Unido, União Europeia concorda em iniciar negociações

Os líderes União Europeia (UE), em uma cúpula nesta sexta-feira (13), concordaram em iniciar as negociações comerciais com o Reino Unido após a “ratificação e implementação efetiva” do acordo do Brexit.

Segundo a agência de notícias “Reuters”, uma autoridade francesa afirmou que a União Europeia irá salientar junto ao Reino Unido que as chamadas condições equitativas para garantir uma concorrência justa serão de extrema importância para o bloco nas negociações comerciais com os britânicos.

Veja também: Confira quais empresas podem ser influenciadas pelo Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não esteve na cúpula por conta das eleição no Reino Unido na última quinta-feira (12), em que o Partido Conservador venceu o Partido dos Trabalhadores. Dessa forma, Johnson acredita que o processo do Brexit poderá progredir na Câmara dos Comuns.

Em outubro, o premiê chegou a um acordo com a UE sobre os termos da saída do Reino Unido. O Brexit foi postergado de 31 de outubro para 31 de janeiro e, então, Johnson, junto ao Parlamento, conseguiu antecipar as eleições gerais, que só ocorreriam em 2022.

Partido Conservador vence as eleições no Reino Unido

O Partido Conservador de Johnson venceu as eleições, conquistando um maior número de cadeiras no Parlamento. Dessa forma, Johnson foi reconduzido ao cargo pelo qual assumiu em julho deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O partido ficou com 364 cadeiras contra 203 do Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn. No total, são 650 cadeiras no Parlamento. O resultado foi comunicado nesta sexta.

Após o resultado das eleições, Johnson fez agradecimentos e afirmou que o Partido Conservador “recebeu um novo e poderoso mandato para realizar o Brexit – e não apenas para fazer o Brexit, mas para unir este país e levá-lo adiante”.

Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, as eleições dão a ele uma “chance de respeitar a vontade democrática do povo britânico, mudar este país para melhor e liberar o potencial de todo o povo”.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião