APLA solicita que a Argentina impeça que aviões da Latam saiam do país

O secretário-geral da Associação de Pilotos de Linhas Aéreas (APLA) da Argentina, Pablo Biró, enviou nesta quinta-feira (18) uma nota ao governo argentino onde solicita que a Latam seja impedida de retirar os aviões do país.

Além disso, o sindicalista prepara um documento para o Ministério do Transporte da Argentina, no qual solicitará que as rotas operadas pelas subsidiárias estrangeiras da empresa no país sejam revogadas. O pedido foi realizado após a Latam anunciar a cessação de suas operações na Argentina.

A nota, endereçada a chefe da Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina, Paola Tamburelli, pede que “haja cautela no processo”, com o argumento de que “qualquer decisão sobre as aeronaves registradas pela empresa pode afetar o trabalho de mais de 17.000 funcionários da companhia aérea”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com a empresa, a Latam possui 13 aeronaves Airbus 320 registradas na Argentina. No total, o grupo possui uma frota de cerca de 330 aeronaves, das quais a grande maioria possui um contrato de “leasing“, ou seja, de aluguel.

A Latam encerrou as operações na Argentina

A Latam Airlines Argentina informou nesta quarta-feira (17) que irá encerrar indefinidamente suas operações depois de 15 anos de presença no país vizinho.

A suspensão das atividades está atrelada à crise causa pela pandemia do novo coronavírus e o forte impacto enfrentado pela Latam, assim como todo o setor aéreo. A companhia entrou com um pedido de recuperação judicial, nos Estados Unidos, há um mês atrás.

Veja também: Latam encerra por tempo indeterminado operações na Argentina

A empresa destacou que a pandemia e a dificuldade em gerar acordos para combater os cenário árido contribuíram para uma situação extremamente complexa. Segundo a nota, a companhia entende não haver condições de viabilizar e sustentar as atividades da filial no país vizinho por um prazo maior.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião