Apagão afeta milhões de pessoas na Argentina e no Uruguai

Um apagão de grande escala atingiu a Argentina e o Uruguai na manhã deste domingo (16). Cerca de 47,7 milhões de pessoas foram afetadas nos dois países.

Segundo informações da Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) do Uruguai, o apagão teve início por volta das 7h e deixou todo o território do país sem luz.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

As causas do blackout ainda não foram divulgadas. A Secretaria de Energia da Argentina informou que a recuperação total do sistema elétrico pode levar algumas horas.

“A Secretaria de Energia do Governo informa que hoje às 7h07 ocorreu um colapso no Sistema Argentino de Interconexão (SADI) que produziu um corte massivo de energia elétrica em todo o País e que afetou também o Uruguai. As causas estão sendo investigadas e ainda não estão determinadas. Já foi iniciada a recuperação nas regiões de Cuyo, NOA e Comahue e o restante do sistema está sendo aberto para para continuar com a recuperação total, que pode levar algumas horas”, diz o comunicado divulgado pela Secretaria de Energia do Governo.

Reflexos do apagão

Na Argentina, as províncias de Santa Fé, San Luis, Formosa e Tierra del Fuego se preparavam para iniciar eleições locais e foram afetadas. Em Buenos Aires, supermercados e lojas voltaram a funcionar ao longo da manhã por meio de geradores.

Saiba mais: Bolsonaro e Guedes falam sobre criação de moeda única com a Argentina

No Uruguai, a capital Montevidéu teve somente poucos sinais de trânsito funcionando. A iluminação pública da cidade ficou totalmente apagada.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) do Brasil afirmou que o apagão não teve reflexos no País.

Usina Binacional de Salto Grande

A Argentina e o Uruguai compartilham um sistema interconectado de energia elétrica. Centrado na represa binacional de Salto Grande, o sistema localiza-se a cerca de 450 km ao norte de Buenos Aires e aproximadamente 500 km de Montevidéu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

De acordo com informações divulgadas pela distribuidora de energia Edesur Argentina, o apagão pode ter sido causado por uma falha na interconexão dos países.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião