Aos 93 anos morre Lázaro Brandão, ex-presidente do Bradesco

O ex-presidente do Banco Bradesco e do conselho de administração da instituição financeira, Lázaro de Mello Brandão, morreu, nesta quarta-feira (16), aos 93 anos.

Brandão estava internado no Hospital Edmundo Vasconcelos, localizado em São Paulo. Ele havia passado por uma cirurgia recentemente e estava em fase de recuperação, de acordo com informações do Bradesco.

O banqueiro foi o que chegou a uma idade mais avançada, de todos os outros do ramo, no Brasil. Brandão foi um dos mais poderosos banqueiros da América Latina e também foi o sucessor de Amador Aguiar, fundador do Bradesco.

O executivo deixou a presidência do conselho do Bradesco há aproximadamente dois anos. Sendo assim, Luiz Carlos Trabuco Cappi assumiu o cargo.

“Homem de visão de futuro e inesgotável capacidade de trabalho, foi uma personalidade marcante, que influenciou a todos que com ele conviveram. Será sempre lembrado pelo talento, honradez e capacidade empreendedora”, comunicou o Bradesco, em nota.

Trajetória de Lázaro de Mello Brandão, ex-presidente do Bradesco

Nascido no dia 15 de junho de 1926, em Itápolis, interior de São Paulo, Brandão iniciou sua vida profissional em 1942, aos 16 anos, no início da jornada do Bradesco, que naquela época ainda era Casa Bancária Almeida & Cia. Foram mais de 75 anos dedicados a instituição financeira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Em relato aos professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Celso Castro e Sérgio Praça (escritores da biografia do banqueiro), Brandão afirmou que na adolescência já traçou como meta de vida trabalhar em bancos. De acordo com ele, a atividade bancária o encantava. O principal anseio do executivo era ter “estabilidade e respeito na sociedade”.

Veja também: Com dívida de R$ 3,1 bilhões, Renova pede recuperação judicial

Antes de chegar ao topo da carreira, Brandão passou por todas as áreas possíveis da instituição financeira. Após 21 anos trabalhando na instituição, ele assumiu a diretoria do banco. Depois disso, foi nomeado vice-diretor. Em outubro de 2017, Brandão deixou o cargo da presidência do Conselho do Bradesco, que era dele desde 1990.

Em nota divulgada nesta manhã, o Bradesco contou um pouco da trajetória do ex-presidente do banco e também destacou a importância do ex-líder para a instituição. “Para a Família Bradesco, foi uma honra trabalhar, conviver e ser inspirada por esse ícone e grande líder, cuja ausência será muito sentida”,

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião