Ant Financial, da Alibaba, planeja criar fundo de investimento de US$ 1 bi

A Ant Financial, afiliada do Grupo Alibaba, está criando um fundo de aproximadamente US$ 1 bilhão, que irá ajudar a empresa a crescer nos investimentos em mercados emergentes. O sudeste asiático e a Índia estão inclusos nesses mercados, segundo um executivo da empresa.

Os planos para o fundo estão ainda em estágio inicial, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. O fundo que está sendo planejado pela afiliada da Alibaba irá focar em “negócios estratégicos” da Ant Financial.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

“A Ant Financial é diferente dos investidores financeiros tradicionais, pois nos especializamos em investimentos centrados nos negócios estratégicos da empresa, incluindo aqueles relevantes para a Alipay, que se concentra em pagamentos verticais e tecnologias”, disse Ji Gang, vice-presidente da  Ant Financial, durante um discurso em um evento para jovens empresários, realizado em Pequim. Vale destacar que Gang entrou para a Ant Financial há quase quatro anos, depois de trabalhar com o Grupo Alibaba por sete anos.

Veja também: Alibaba abre capital em Hong Kong e avança em plano de expansão

Gang afirmou que a Ant Financial investiu em 160 startups nos últimos cinco anos. Tanto o Alibaba quanto seu rival Tencent, grupos que dominam o comércio online na China, investiram em centenas de startups de tecnologia internas e externas, enquanto lutam para criar ecossistemas maiores. A Tencent afirma ter participação em mais de 700 empresas, atualmente, enquanto a Alibaba possui em cerca de 350.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Ant Financial está avaliada em cerca de US $ 150 bilhões e os investidores esperam uma listagem pública da empresa controlada pelo fundador do Alibaba, Jack Ma.

“O Alibaba sempre procurou usar o investimento em seu ecossistema para aumentar o tráfego e criar sinergias com suas investidas, então provavelmente é isso que Ant também está fazendo”, disse Shawn Yang, diretor da Blue Lotus Capital Advisors, empresa de consultoria e gestão de investimentos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião