ANP planeja regulamentar venda direta de etanol até outubro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, indicou nesta terça-feira (16) que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve regulamentar a venda direta de etanol até outubro. Isso possibilitaria que os produtores de etanol comercializassem o produto diretamente com os postos de combustíveis.

O anuncio veio logo após o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) ter aprovado, no dia 4 de junho, a resolução com diretrizes para essas vendas diretas, medida que foi defendida em diversas ocasiões pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Dessa vez vai. Nós acreditamos que até outubro a ANP tenha isso tudo regulamentado”, disse Albuquerque, ao participar de transmissão ao vivo promovida pela Delta Energia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Para que a medida seja implementada, é necessária a regulamentação por parte da ANP depois da aprovação da resolução do CNPE.

Petrobras eleva preço dos combustíveis, incluindo o etanol

A Petrobras informou em maio através de uma assessoria de imprensa que manteria o preço médio do diesel nas refinarias, uma vez que aumentou o valor do produto em 8% no último mês. No entanto, o preço médio da gasolina nas refinarias teve uma alta de 12% no mesmo período.

No mês passado a estatal elevou o preço da gasolina três vezes. Contudo, a variação dos preços do valor dos produtos nas refinarias não é repassado imediatamente aos consumidores finais, pois depende de questões como:

  • Margem de distribuição e revenda;
  • Impostos;
  • Adição obrigatória de etanol anidro.

Veja também: China registra recorde na importação de petróleo no mês de maio

Além disso, a ANP informou que em maio, o preço médio do litro da gasolina ficou em R$ 3,808, apresentando uma queda de 0,4%. Por fim, a Petrobras indicou que o preço do litro do etanol também apresentou um resumo de 1,2%, ficando em R$ 2,548.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião