Governo poderia autorizar venda de gás fracionado, diz ANP

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) anunciou que a venda fracionada do gás de cozinha (GLP) poderia ser liberada pelo governo. O anuncio foi realizado pelo diretor-geral da ANP, Décio Oddone, nesta quarta-feira (24).

A medida estaria ainda sendo estudada pelo Executivo. Entretanto, se implementada, poderia impactar positivamente no mercado, levando a uma redução do preço do botijão de gás. Segundo Oddone, essa mudança favoreceria especialmente a população de baixa renda, que não deveria mais comprar um botijão inteiro, como é atualmente obrigatório.

Segundo Oddone, o sistema será semelhante ao de abastecimento de combustível de um carro. Permitindo ao usuário optar pelo abastecimento parcial ou completa do produto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Se quiser o consumidor leva o botijão, até um posto e abastece com o valor que quiser, seja para completar o botijão, seja para por apenas 10 ou 20 reais”, disse Oddone.

Decisão para final de agosto

O governo deveria tomar a decisão definitiva no final de agosto. Naquela data está agendada uma reunião da ANP. Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o método de operacionalização da mudança deverá ser definido após a reunião.

Saiba mais: Programa Novo Mercado de Gás é anunciado pelo Planalto

O ministro lembrou que já foi assinado o Novo Programa de Gás, que prevê a criação de um Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN). O CMGN será responsável pelo acompanhamento do acordo entre o Conselho Administrativo de Atividade Econômica (CADE) e a Petrobras sobre a questão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A proposta também inclui a criação do Comitê de Monitoramento de Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN) com objetivo de tornar o mercado “competitivo,dinâmico e aberto”.

Choque de energia

A mudança foi anunciada após a decisão do ministro da Economia, Paulo Guedes, de dar um “choque de preços” no mercado do gás. Segundo o ministro, essa reforma garantirá energia barata ao País para os próximos anos.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião