Ânima: Cade aprova compra da Unicuritiba pela empresa de educação

A Ânima Educação (ANIM3) comunicou, na última segunda-feira (10), que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a aquisição da Unicuritiba, sem restrições.

A Unicuritiba possui 5,2 mil alunos em sua base de ensino e disponibiliza 13 cursos de graduação. A Ânima anunciou a compra da Unicuritiba ao final de 2019, por R$ 130 milhões.

Outros alvos da empresa

A Ânima já demonstrou interesse na aquisição da Ilumno, que é dona da Universidade Veiga de Almeida. Entretanto, não há nenhuma conversa formal até o momento. A empresa também informou que está analisando diversas oportunidades do mercado, como a aquisição de ativos de instituições de ensino reconhecidas.

Em agosto do ano passado, a Ânima Educação adquiriu o Centro Universitário Ages por R$ 200 milhões e assim adentrou ao mercado nordestino.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Financeiramente, a transação é altamente positiva se ajustar os múltiplos para o NPV das sinergias esperadas, e a geração de valor deve ser mais apoiada pelas maturações de escolas médicas. Estrategicamente, a aquisição aumenta a abrangência geográfica da Anima, ao mesmo tempo em que marca a estruturação de sua vertical na área de saúde (adicionando mais assentos nas escolas médicas à pegada existente da Anima)”, confirmou o relatório enviado aos clientes na época.

Sobre a Ânima Educação

A Ânima Educação é uma organização educacional privada de ensino superior que atua há mais de 15 anos no ramo. Em agosto de 2019, a empresa tinha aproximadamente 115 mil estudantes matriculados em cursos presenciais, em campus localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe.

Veja também: GOL fecha acordo com Carlyle para venda e arrendamento de 11 aeronaves

A Ânima começou a atuar em maio de 2003 após adquirir a Minas Gerais Educação, que gerenciava o Centro Univesitário Una, em Belo Horizonte. Em 2014, a empresa deu um grande passo ao adquirir, em São Paulo, a Universidade São Judas.

Antes disso, a Ânima concentrava mais as suas operações em Minas. Após a entrada em São Paulo, a companhia foi também a Joinville, adquirindo a Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc).

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião