Anfavea reduz previsão para produção de veículos em 2019

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) alterou suas projeções para 2019. A Associação reduziu as previsões de vendas, produção e exportações de veículos.

A causa principal indicada pela Anfavea para esta redução foi a crise na Argentina, um dos principais compradores de veículos do Brasil. Com isso, o volume fabricado de veículos nas montadoras deveria crescer apenas 2,1% no ano. A expectativa anterior previa uma alta de 9,02% na produção.

Na categoria de vendas internas, houve redução de projeção de crescimento, passando de 11,45% para 9,1%. Nas exportações, a Anfavea indica uma possível queda maior do que a indicada no início de 2019. O índice de previsão de queda passou de 6,20% para 33,2%.

O presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, justificou a mudança por conta da crise da Argentina. De acordo com Moraes, em 2019, serão exportados 209 mil veículos a menos do que no ano passado. Segundo a Anfavea, as perdas para a Argentina serão de 175 mil veículos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Com a alteração, a Anfavea prevê uma produção de 2,94 milhões de automóveis. Já as vendas internas estão a 2,80 milhões e as exportações a 420 mil unidades.

As vendas externas devem representar uma receita de US$ 10 bilhões, contando com veículos e máquinas agrícolas, demonstrando uma queda de 31% em comparação com 2018.

No mês de setembro, houve um crescimento nas vendas de 10,1% e na produção de 10,9% em comparação ao mesmo período de 2018. No acumulado em nove meses, as linhas de montagem foram impulsionadas pelo mercado interno. Entre janeiro e setembro deste ano, foram comercializadas 2,02 milhões de unidades, crescendo 9,9% no comparativo do mesmo período em 2018. Já as produções obtiveram alta de 2,9% no período, equivalendo a cerca de 2,25 milhões de veículos produzidos no Brasil.

Em julho, a previsão para vendas de veículos era otimista

A Anfavea reportou, em julho deste ano, que as vendas no cenário nacional aumentaram 9,1%, em comparação ao mês anterior. No sétimo mês do ano, foram emplacados 243,6 mil automóveis foram emplacados. Entretanto, em junho, foram apenas 223,2 mil.

Saiba mais: Vendas de veículos crescem mais de 9% em julho, segundo Anfavea

Se a comparação for feita ano a ano, o avanço nas vendas de veículos foi de 12%, segundo a Anfavea. Além disso, a alta anual chegou a 12,1% com o valor adquirido em julho, em comparação a 2018. Até o momento são 1,55 milhão de unidades novas nas ruas.

Análise da Suno

O especialista Rodrigo Wainberg, da Suno Research, analisou a revisão feita pela Anfavea e o impacto disso nas empresas que estão na carteira da casa.

“Olhando o relatório da Anfavea fica muito nítido que a principal razão dessa revisão da estimativa foi por causa da Argentina. O mercado entrou em colapso.  Com a economia fraca e o peso desvalorizando, a exportação do Brasil fica menos competitiva”, disse Wainberg.

“O que importa para a carteira da Suno é o desempenho do mercado doméstico, e isso vai continuar indo bem. A Schulz S.A e, talvez, a Tupy não serão afetadas. A Schulz, em especial, está indo super bem”, destacou o analista.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião