Anfavea: Produção de veículos em março é a mais baixa desde 2004

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou nesta segunda-feira (6) que a produção de veículos teve uma queda de 21,1% em março em relação ao mesmo período de 2019. O resultado é o menor em 16 anos e foi puxado, principalmente, pelo fechamento de fábricas e outros fatores decorrentes da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Em março, a produção de veículos totalizou 190 mil unidades. No mesmo mês do ano passado, foram produzidos 240,8 mil automóveis. Em relação aos três primeiros meses do ano, a queda, segundo a Anfavea, foi de 16%, em relação a 2019, com 585,9 mil unidades produzidas.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, na primeira quinzena de março, as vendas estavam em alta, e, no ano, havia um crescimento acumulado de 9%, em comparação a 2019. Entretanto, com as medidas tomadas por conta do avanço do Covid-19 no Brasil, o setor fechou o acumulado do ano (no trimestre) em queda de 8%.

Em relação ao impacto da doença nas vendas, foi registrada uma queda de 21,8% do consumo de automóveis em março na comparação com o mesmo mês de 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“O momento é de priorizar a saúde da população, e todas as nossas associadas estão dando sua contribuição no combate ao coronavírus, seja reparando respiradores, seja produzindo e doando máscaras, ou mesmo cedendo suas frotas vários para as mais diversas finalidades. Mas também é hora de uma conscientização de todas as esferas do governo, bancos e sociedade para criar mecanismos que permitam à cadeia automotiva atravessar esse período de retração com a preservação das empresas e dos empregos”, ressaltou o presidente da associação que representa as fabricantes de veículos no Brasil, em comunicado.

A crise causada pelo coronavírus levou 123 mil trabalhadores do setor a ficarem afastados de seus cargos. Grande parte deles estão em férias coletivas.

Anfavea registra avanço nas vendas de máquinas agrícolas

Por outro lado, as vendas de máquinas agrícolas tiveram alta de 10,3% em março, para 4,1 mil unidades, em comparação ao mesmo período de 2019. Em comparação a fevereiro, houve um avanço de 46% nas vendas, de acordo com dados da Anfavea.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião