Anac notifica Avianca por não atender reclamações de passageiros

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou a Avianca Brasil por não estar atendendo as reclamações dos passageiros. A recuperação judicial da companhia aérea gerou muitos problemas para os passageiros que já tinham adquirido uma passagem. 

A Anac divulgou nota neste sábado (15) reforçando que a Avianca “está obrigada a oferecer para a escolha do passageiro as alternativas de reacomodação em voos de outras companhias aéreas e de reembolso integral do valor pago”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a agência, a companhia aérea foi notificada “por deixar de responder as reclamações de passageiros na plataforma Consumidor.gov.br”. Uma obrigação estabelecida pela Resolução nº 400 da agência reguladora.

Saiba mais: Passaredo entra na briga por slots de Congonhas da Avianca 

A Anac orientou que o passageiro que não tiver os direitos de consumidor respeitados “deve procurar o sistema de atendimento da empresa aérea responsável pelo voo”. Caso o passageiro não fique satisfeito com a solução apresentada pela companhia, poderá registrar uma reclamação na plataforma na internet.

Entretanto, caso a insatisfação permaneça, a Anac recomenda “o passageiro poderá recorrer aos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) para pleitear o ressarcimento e a reparação de danos”.

Em sua nota, a agência lembrou que “o passageiro que comparecer ao aeroporto por falha de comunicação da empresa aérea ainda tem o direito às assistências de comunicação, alimentação e hospedagem”.

Saiba mais: Avianca: Julgamento de leilão de slots é adiado para a próxima semana 

Entretanto, no caso dos consumidores com passagens aéreas vendidas pela Avianca para voos operados por companhias aéreas estrangeiras, esses devem ter o seu contrato de transporte aéreo executado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo a nota da Anac, “em caso de falha na prestação dos serviços, a empresa aérea estrangeira responsável pela operação do voo está obrigada a prestar as informações, assistências e alternativas aos passageiros”.

Entenda a crise da Avianca

A Avianca é a quarta maior companhia aérea do Brasil e está em recuperação judicial desde dezembro 2018. O pedido foi registrado na 1ª Vara Empresarial de São Paulo em 10 de dezembro, após crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.

A companhia aérea controlava 13% do mercado nacional e tinha registrado um crescimento forte nos últimos anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os cancelamentos nos voos são um reflexo da entrega dos aviões às empresas de leasing. A frota da companhia aérea já chegou a 40 aeronaves em 2018. Hoje opera com menos de 5 aviões.

Por causa da falta de pagamento, os credores apresentaram recursos para a Anac. A agência recebeu pedidos por retirar as aeronaves operadas pela empresa do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

Saiba mais: Avianca passará a operar em apenas quatro aeroportos

Além da perda de aeronaves por conta da inadimplência, a Avianca também deixou de pagar seus funcionários. Antes da crise, a empresa possuía 5,3 mil funcionários, deles 617 eram pilotos e 1,1 mil comissários.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião