Fundador da Huawei diz que políticos americanos subestimam chinesa

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, declarou que os Estados Unidos “subestimam” sua empresa. “Os políticos americanos, com sua atual forma de agir, demonstram que subestimam nossa força”, disse o fundador ao canal “CCTV”, nesta terça-feira (21).

Além disso, Zhengfei afirmou que “a rede 5G da Huawei não será afetada em nada” e que “em matéria de 5G, as outras empresas não alcançarão a Huawei em dois ou três anos”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Na última quarta-feira (15), o presidente Donald Trump anunciou que a empresa chinesa entrou em uma “lista negra” que proíbe a companhia de comprar produtos americanos.

Desse modo, unidades de segurança dos EUA argumentaram que a Huawei e a ZTE são um risco à segurança nacional. Isso porque as empresas seriam “obrigadas a cumprir ordens do Partido Comunista”.

Guerra comercial

As últimas movimentações dos países fazem parte da guerra comercial travada entre os gigantes econômicos. As duas potências tentam há tempos um acordo. Contudo, até agora, as negociações não tiveram resultado e os dois países passaram a investir comercialmente um contra o outro.

No início de maio, Donald Trump anunciou o aumento de tarifas na importação de produtos chineses. Dessa forma, a taxa passou de 10% para 25% sobre cerca de US$ 200 bilhões em importações da China.

Saiba mais: Trump atinge Huawei; China critica e diz que vai proteger suas empresas

Por sua vez, a China retaliou. Desse modo, o país asiático também impôs taxas aos americanos e cerca de US$ 60 bilhões em produtos dos Estados Unidos devem ser taxados com impostos.

Apesar disso, Trump e a China garantem que as negociações entre Washington e Pequim continuam. Entretanto, enquanto não se chega a um acordo, o embate reflete nos principais mercados acionários globais. Bolsas asiáticas, americanas e também a brasileira têm sofrido o impacto do conflito.

Huawei no Brasil

No Brasil, a Huawei é uma das três maiores vendedoras de equipamentos e sistemas de telecomunicações, junto com a Cisco, a Ericsson e a Nokia. Apesar das restrições aos componentes americanos, a chinesa afirmou que as operações não serão prejudicadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/910_Suno-1420x240_BC-Fundo-Imobiliário_02-1-e1699905392276.gif

A chinesa ressaltou ainda que a produção da linha P30 de smartphone não serão afetadas pelo corte das relações com o Google e a Qualcomm. As vendas do P30 foram retomadas na última semana.

Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião