Amazônia: Declarações de Bolsonaro preocupam governo

O governo e os representantes do agronegócios estão preocupados de que o posicionamento agressivo do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre as queimadas na Amazônia prejudique as exportações internacionais.

Na última quinta-feira (22), os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Tereza Cristina, e representantes do Itamaraty, Embrapa e do agronegócio se reuniram para discutir a imagem do Brasil no exterior com os discursos do presidente sobre a Amazônia.

De acordo com as informações apurada pelo jornal “O Globo”, de fato Brasília reconhece que há ameaças de imposição de barreiras comerciais de outros países. Além disso, na reunião foi discutido que as nações desenvolvidas poderão utilizar as queimadas como pretexto para não comercializarem com o País.

Segundo o presidente da Abitrigo (representa a indústria nacional de moagem de trigo), Rubens Barbosa, o mandatário está indo contra o próprio objetivo do governo de aumentar o comércio exterior e facilitar as exportações.

Líderes internacionais se posicionam sobre queimadas na Amazônia

O presidente da França, Emmanuel Macron, convocou os países membro da cúpula G7 para discutir as queimadas na Amazônia. Em seu Twitter, o mandatário relembra que a Floresta Amazônica é responsável por 20% do oxigênio do planeta.

Our house is burning. Literally. The Amazon rain forest – the lungs which produces 20% of our planet’s oxygen – is on fire. It is an international crisis. Members of the G7 Summit, let’s discuss this emergency first order in two days! #ActForTheAmazon pic.twitter.com/dogOJj9big

— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) August 22, 2019

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A Floresta Amazônica – os pulmões que produzem 20% do oxigênio do nosso planeta – está em chamas. É uma crise internacional. Membros da Cúpula do G7, vamos discutir em dois dias este tema emergencial”, escreveu Macron.

A cúpula acontecerá neste final de semana, em Biarritz, na França.

O porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que os incêndios constituem uma “situação urgente” que deverá ser discutida durante a cúpula do G7.

Confira Também: G7 afirma que Libra deverá ser mantida sobre regime rigoroso

“A chanceler está convencida” de que a questão “deve constar na agenda dos países do G7 quando se reunirem este final de semana” em Biarritz, declarou Steffen Seibert em Berlim. Merkel “apoia completamente o presidente francês” neste ponto, acrescentou o porta-voz da primeira-ministra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Bolsonaro convoca gabinete de crise para tratar das queimadas

O presidente da República irá convocar todos os ministros de Estado para formar um gabinete de crise em razão das queimadas da Floresta Amazônica.

De acordo com informações apuradas e divulgadas pelo “UOL” a reunião mais ampla para discutir os incêndios na Amazônia acontecerá nesta sexta-feira (23).

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião