Amazon cancela ferramenta de recrutamento que via o termo “mulher” como negativo

A Empresa norte-americana de tecnologia Amazon interrompe sistema de recrutamento por identificar seleções sexistas.

A equipe vinha criando programas desde 2014 para revisar os currículos de candidatos a emprego, com o objetivo de automatizar a busca.

Automatizar os processos tem sido fundamental na Amazon, já que a empresa domina o comércio eletrônico dessa forma.

A ferramenta experimental de contratação da empresa utilizou inteligência artificial para dar aos candidatos pontuações que variavam em umas escala de uma à cinco estrelas. Mesma técnica que os compradores utilizam para avaliar produtos da Amazon.

Em 2015 a empresa percebeu que seu novo sistema não classificava candidatos para empregos de desenvolvedores de software e cargos técnicos de maneira neutra em relação ao gênero.

Isto ocorre porque os computadores da Amazon examinam os candidatos observando padrões em currículos enviados à empresa durante 10 anos. A maior parte foi de homens, isso reflete o domínio masculino em toda a indústria tecnológica.

Os recrutadores da norte-americana analisaram as recomendações geradas pelo sistema de IA mas nunca confiaram plenamente no ranking, disseram.

A empresa afirma estar comprometida com a diversidade e igualdade no ambiente de trabalho, embora tenha se recusado a comentar sobre o mecanismo de recrutamento e seus problemas.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião