Amazon planeja lançar rede de 3 mil satélites para prover internet rápida

Está nos planos da Amazon, a gigante do comércio eletrônico, o lançamento de uma rede de satélites para fornecer acesso à internet. As pistas estariam em registros feitos junto à União Internacional de Telecomunicações em março.

A iniciativa, chamada “Projeto Kuiper”, prevê uma rede de mais de 3 mil satélites. Conforme informado pela própria Amazon, eles atenderão pessoas sem acesso básico à internet de banda larga em todo o mundo.

Saiba mais: Corrida tecnológica: Coreio do Sul se antecipa e lança sua rede 5G

A rede será de órbita baixa terrestre a e conexão será de baixa latência e alta velocidade, de acordo com a companhia.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

A “corrida espacial” no setor privado está se acirrando. Jeff Bezos, fundador da Amazon, trabalha para alavancar a sua própria empresa espacial, a Blue Origin. E a rivalidade com a SpaceX, do bilionário fundador da Tesla, Elon Musk, só cresce.

Saiba mais: Bill Gates se torna o 2º centibilionário do mundo, atrás de Jeff Bezos

Em março, uma cápsula não tripulada da SpaceX retornou à Terra numa bem sucedida operação após permanecer durante uma semana na Estação Espacial Internacional. O primeiro voo tripulado do veículo da SpaceX pode ocorrer em julho.

Saiba mais: Uso de maconha pode custar a Elon Musk autorização do Pentágono

O Facebook é outra empresa a planejar levar internet a lugares remotos ou com infraestrutura precária de conexão. A Wired revelou, por meio de documentos, que a companhia trabalha para lançar seu próprio satélite para este fim, o Athena. A informação veio após o Facebook anunciar o fim do projeto Aquila. Tratava-se de um grande drone cujo objetivo seria sobrevoar localidades afastadas para prover internet a esses lugares. O aparelho, no entanto, tinha falhas que inviabilizaram a ação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Não há muito detalhes sobre o novo projeto, mas o Facebook informou que acredita que “tecnologias de acesso por satélite serão um importante facilitador da próxima geração de infraestrutura de banda larga”.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião