Amazon se recusa a entrar em sistema do governo de avaliação

A Amazon (NASDAQ: AMZN) enviou, no último dia 15 de maio, um ofício ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) para que não haja obrigação de participação na plataforma de avaliação do consumidor do governo federal.

A Amazon comunicou o “desinteresse em registrar-se na plataforma” (consumidor.gov.br) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A participação foi determinada no dia 1º de abril pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que integra a pasta do governo.

A gigante do comércio eletrônico argumentou que já utiliza os canais de atendimento remotos aos clientes antes da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Dessa forma, para a empresa, a entrada na plataforma do governo poderia reduzir a eficiência desse atendimento.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Abrir novo canal de comunicação com os consumidores dividiria os reconhecidos esforços direcionados nos canais oficiais de atendimento da Amazon, além dos atendimentos já realizados aos demais órgãos do SNDC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, comunicou a Amazon.

A varejista norte-americana defendeu que prefere não entrar no mérito sobre a legalidade da portaria. A companhia ainda incluiu no ofício comentários de consumidores que a elogiaram, além de notas altas para seu atendimento.

“Por fim, importante acrescentar que as empresas também passam por enormes dificuldades logísticas em tempo de pandemia e obrigar a adesão ao canal, quando a empresa e seus funcionários estão trabalhando incansavelmente para atender os pedidos dos seus clientes, é um gasto desnecessário de energia, tempo e recursos, destacou a companhia.

Amazon pede reunião com secretária

Conforme apontam fontes, a Amazon solicitou uma reunião com a secretaria, marcada para junho com o intuito de tratar do assunto. As informações são do jornal “Valor Econômico”.

Saiba mais: Amazon se aproxima da compra de startup de carros autônomos, diz jornal

“Amazon reconhece que seu histórico positivo no trato com seus consumidores justifica o caráter  facultativo de adesão à plataforma”, escreve a companhia no documento.

Entretanto, segundo o jornal, a diretoria da DPDC não apoia a exclusão da Amazon no sistema do governo e se manifestou nesse sentido em um despacho em 20 de maio.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião