Amazon e Microsoft acirram disputa no mercado por conta de ‘serviços de cloud’

A Amazon e a Microsoft estão em mais um duelo no mercado, mas dessa vez não é em relação ao setor varejista. As empresas estão em uma disputa pelo domínio dos serviços de cloud computing, a “computação em nuvem”.

De acordo com o analista da consultoria americana Welbush Secrities, Dan Ives, a Microsoft está na frente para ganhar o setor de cloud services, que também é um objetivo da Amazon. “No trimestre encerrado em setembro, registrou-se uma clara aceleração dos negócios em nuvem no setor corporativo, tanto no mercado americano quanto no da Europa”, afirmou Ives.

Segundo Ives, o Azure, serviço de nuvem da Microsoft, tem chegado mais perto ao perceber um crescimento nas despesas por parte das companhias em relação ao uso de computação em nuvem. “Acreditamos que a Microsoft esteja pronta para ganhar uma parte do mercado pretendida pela Amazon”, afirmou o analista.

A previsão de Ives tem como base os resultados trimestrais da Amazon e da Microsoft. “Apesar Amazon continuar na liderança do setor, a Microsoft claramente começa a diminuir a distância entre as duas empresas”, analisa Ives.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/8d47d45c-relatorio-5-amostras-gratuitas-mobile-1.png

No último boletim sobre seu balanço financeiro, a Microsoft comunicou que o Azure teve um crescimento de 73% nos primeiros três meses do ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, Amazon Web Service, da Amazon, teve um crescimento mais tímido, de somente 37%.

Veja também: Banco Inter passa a oferecer planos odontológicos 

A consultoria americana Gartner afirmou que o Amazon Web Services obteve 47,8% do mercado de nuvem em 2018. Dessa forma, a companhia de Jeff Bezos registrou uma receita de aproximadamente US$ 15,5 bilhões de dólares com o serviço. Enquanto isso, a Azure faturou apenas US$ 5 bilhões de dólares.

Entre os anos de 2017 e 2018, as receitas da Azure aumentaram 60,9%. Já a Amazon teve crescimento de 26,8% no mesmo período. Outras empresas como Alibaba, Google e IBM serviram, em 2018, apenas 13,8% das pessoas que utilizam serviços de cloud.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião