Balanços da semana

Amazon inicia operações em novo centro de distribuição no Brasil

A Amazon (NASDAQ: AMZN) deu início às operações em um novo centro de distribuição no Brasil, situado em Cajamar, na Grande São Paulo. A gigante passou a ter cinco centros de distribuição em atividade no País. O mais novo é, agora, o maior da empresa norte-americana no Brasil, e conta com aproximadamente 100 mil m². O grupo possui, dessa forma, um área de armazenamento total de pouco mais de 300 mil m² no País. As informações são do jornal “Valor Econômico” e foram publicadas nesta quinta-feira (3).

A B2W e a Lojas Americanas, empresas do mesmo setor da Amazon, que atuam juntas, possuem uma área que ultrapassa os 700 mil m². Com a expansão feita pela norte-americana, a empresa deve ganhar mais força para suportar um ritmo maior das vendas locais.

No mesmo comunicado ao mercado, a Amazon informou que o Brasil é o país em que a empresa tem a maior taxa de crescimento do Amazon Prime no mundo. Este serviço da companhia consiste em uma assinatura de um aplicativo streaming que também oferece frete grátis para diversos produtos do marketplace da companhia. Vale destacar que os centros de distribuição da Amazon ainda não trabalham com produtos estocados dos vendedores de seu marketplace.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Do total de centros de distribuição da Amazon no Brasil, quatro estão localizados em Cajamar e um em Cabo Santo Agostinho, Pernambuco. A B2W e a Lojas Americanas, concorrentes da Amazon, possuem 17 centros e têm como objetivo somar 22 até fim do ano de 2022. A Via Varejo, também do setor varejista e do varejo online, conta com 26 centros.

Crescimento da Amazon no Brasil

A Amazon aumentou em duas vezes o número de categorias que abrange em seu varejo desde janeiro do ano passado. A companhia passou de 15 categorias para mais de 30. Além disso, o portfólio da empresa passou de 20 milhões de produtos para cerca de 30 milhões, crescendo 50%, levando em conta itens vendidos e entregues pela Amazon, ou por vendedores parceiros. Uma das justificativas para isso é a de que a empresa ganhou o mercado de algumas companhias que estão passando por momentos difíceis, como a Saraiva e a Livraria Cultura, além de estar também ampliando sua participação no mercado de eletrônicos, que é liderado pela Via Varejo e pelo Magazine Luiza.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião