Amazon é alvo em investigação antitruste no Canadá

O órgão antitruste do Canadá anunciou nesta sexta-feira (14) que lançou uma investigação civil sobre a Amazon (NASDAQ: AMZN) para apurar se a companhia está abusando de sua posição dominante no setor de varejo, afetando assim sua relação com outros vendedores independentes em sua plataforma.

O Canadá é a jurisdição mais recente a lançar uma investigação antitruste sobre as práticas do varejista digital, que estão atraindo cada vez mais a atenção dos Congressos norte-americano e europeu. As autoridades tentam entender principalmente como a Amazon trata os vendedores terceirizados que usam o mercado eletrônico da empresa.

A Bureau of Competition (Comissão de Competição, em português) do Canadá disse na sexta-feira que sua investigação está em andamento e “não há conclusão de irregularidades neste momento.” Especialistas legais consultados pelo jornal The Wall Street Journal indicaram que o fato das autoridades canadenses terem revelado a investigação mostra o objetivo de receber comentários dos participantes do mercado em relação às suas preocupações. Isso indica quanto priorizam o caso no país.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Um porta-voz da Amazon disse que a empresa sediada em Seattle está cooperando com a revisão da Comissão canadense de Competição.

As autoridades informaram que a investigação se concentra no domínio abusivo da Amazon, e se a empresa, por ser dominante no mercado, se envolve em um comportamento destinado a eliminar concorrentes ou impedir a entrada de novos rivais.

Os investigadores antitruste canadenses estão analisando quaisquer políticas anteriores ou existentes da Amazon que possam afetar a disposição dos vendedores terceirizados de oferecer seus produtos por um preço mais baixo em outros canais de varejo. Além disso, eles estão investigando se os vendedores terceirizados são capazes de ter sucesso sem usar o programa Fulfillment By Amazon, no qual a Amazon lida com a logística.

Não é a primeira investigação sobre a Amazon

Em 2017, a Amazon concordou em pagar uma multa de US$ 756 mil e prometeu mudar suas práticas de preços depois que uma investigação do Competition Bureau concluiu que o varejista online fez alegações infundadas sobre promoções e descontos em certos produtos.

Veja também: CEOs das ‘Big Techs’ depõem no Congresso dos EUA

A União Europeia cogitou entrar com ações antitruste contra a Amazon por causa do seu papel duplo no mercado, atuando como operadora de mercado e vendedora de seus próprios produtos. O estado da Califórnia, nos EUA, atualmente investiga como a Amazon trata os vendedores em  seu mercado online. Isso se deve ao fato da gigante de tecnologia competir diretamente com os vendedores independentes presentes na sua plataforma digital.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião