Gestora de shoppings Almeida Junior protocola registro de IPO na CVM

A administradora de shopping centers Almeida Junior protocolou seu pedido para realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A oferta de ações da Almeida Junior será primária, quando a empresa oferece novas ações e recebe os recursos em seu caixa, e secundária, que ocorre quando atuais acionistas vendem seus papéis. A abertura de capital será coordenada pelas seguintes instituições financeiras:

  • BTG Pactual;
  • J.P. Morgan;
  • Bank of America;
  • Itaú BBA;
  • XP Inc.

De acordo com a gestora, os recursos da oferta primária serão destinados para os projetos de expansão dos shoppings Continente, Garten e Norte, localizados em Santa Catarina. Além disso, o valor será utilizado para fortalecer a estrutura da empresa e para o pagamento de dividendos extraordinários, que foram declarados em 31 de dezembro de 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A companhia não mencionou no prospecto preliminar da operação quanto pretende levantar com a oferta e nem o número de ações que serão distribuídas. Entretanto, conforme as informações divulgadas pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o IPO deve movimentar no mínimo R$ 1,5 bilhão.

Conheça a Almeida Junior

A Almeida Junior foi fundada em 1980 em Blumenau, em Santa Catarina. Inicialmente, a empresa atuava no ramo imobiliário. No entanto, a partir de 1990, a companhia passou a investir no segmento de shopping center, com a inauguração do Neumarkt Shopping.

Confira também: Quero-Quero: Loja de materiais de construção faz pedido para IPO

Atualmente, os seis shopping administrados pela companhia somam 223 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e mais de 1.579 lojas. Sendo eles:

  • Neumarkt Shopping e Norte Shopping, em Blumenau;
  • Garten Shopping, em Joinville;
  • Cotinente Shopping, em Florianópolis;
  • Balneário Shopping, em Balneário Camboriú;
  • Nações Shopping, em Criciúma.

Conforme as informações disponíveis no site da empresa, todos os empreendimentos estão focados em moda, entretenimento, gastronomia, inovação e bem-estar.

“Já somos a maior empresa de shopping centers do Sul do Brasil e detemos 71% do market share do Estado, o que nos orgulha muito e aumenta nossa responsabilidade junto aos nossos lojistas, consumidores, parceiros e clientes. Sonhamos e realizamos voos altos e vamos continuar empreendendo com muita paixão para realizar sempre mais”, diz a Almeida Junior em seu site.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião