Alibaba conclui joint venture de luxo com gigante chinesa

O Alibaba e a Richemont fecharam um acordo e lançaram uma joint venture de luxo na China. A parceira vai contar com 130 marcas no site de e-commerce Tmall.

A Feng Mao, resultado da parceria entre Alibaba e Richemont, prepara uma campanha de lançamento da plataforma na segunda semana do mês de outubro, após as férias da Semana Dourada da China, disseram as empresas na segunda-feira.

Richemont e Alibaba adquirem grande fatia do mercado

O join venture fez com que Tom Ford, Brunello Cucinelli e Jimmy Choo iniciem a comercialização dos seus produtos no site junto às marcas Cartier, Piaget e Vacheron Constantin, da Richemont. Os investidores aguardavam mais informações da parceria entre as gigantes. O acordo foi anunciado há cerca de um ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Por parte da Richemont, a busca incessante é pelo aumento das vendas em comércio eletrônico. Após a aquisição das varejistas de luxo YNAP e Watchfinder, o e-commerce passou a ser preferencial pela empresa.

Essa é uma forma da companhia suíça atrair consumidores da China. De acordo com o novo CEO do Alibaba, Daniel Zhang, os consumidores chineses podem representar quase metade do mercado global de luxo até 2025.

Veja também: Huawei passa a operar 5G na Rússia

A Richemont detém uma participação de 51% na Feng Mao, já o Alibaba possui uma fatia de 49%. A companhia vai operar sob a marca Net-a-Porter da empresa suíça. Segundo as informações preliminares, Yating Wu, ex-gerente da Unilever, será o presidente da join venture.

Jack Ma deixa a presidência após 20 anos

O ex-presidente do Alibaba, Jack Ma, anunciou no dia 10 de setembro sua saída do comando da gigante chinesa.

O agora ex-presidente já foi a pessoa mais rica da Ásia em 2016, contudo, Ma não é o único bilionário que surgiu com o Alibaba, outros 10 bilionários também foram criados através de suas empresas derivadas.

Confira: Forever 21 apresenta pedido de recuperação judicial nos EUA

Ma deve ainda continuar a ser fundamental na expansão da marca, focando no comércio eletrônico. Segundo especialistas, é difícil que Zhang tome importantes medidas sem o apoio do ex-CEO no comando do Alibaba.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião