Alemanha reduz projeção de crescimento do PIB em 2020

O Ministério da Economia da Alemanha informou nesta quinta-feira (17) sua nova projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 e 2020.

O governo alemão reduziu as expectativas de crescimento do PIB em 2020 de 1,5% para 1%. A previsão de avanço da economia da Alemanha para este ano é de 0,5%. Em 2018, a economia do país cresceu 1,5%, a alta foi a menor em cinco anos.

“O cenário atual pode estar pior, mas não há ameaça de uma crise econômica”, afirmou o ministro da Economia alemão Peter Altmaier.

Entre as causas para a redução do crescimento, o governo apontou a desaceleração da economia global e os efeitos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

Ademais, a incerteza envolvendo a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi mencionada como um fator que retarda o avanço econômico.

O ministro ressaltou, no entanto, que medidas tradicionais para estimular a economia a curto prazo não são propícias para a situação.

“Pacotes de estímulo econômico, no sentido tradicional de servir como gatilho momentâneo, não são os instrumentos adequados para garantir crescimento sustentado”, disse Altmaier.

Recessão na Alemanha

O Ministério da Economia da Alemanha salientou, no início deste mês, que é improvável que a economia do país entre em uma recessão prolongada, apesar do crescimento fraco.

A economia do país deveria apresentar uma leve queda no terceiro trimestre deste ano, da mesma forma que no intervalo de abril a junho. O resultado é reflexo do enfraquecimento das exportações devido às incertezas ligadas ao Brexit, além de entraves comerciais.

Saiba mais: Ministério da Economia da Alemanha diz que recessão é improvável

A recessão técnica, que é esperada na próxima divulgação de resultados macroeconômicos, ocorrerá após nove anos consecutivos de crescimento, devido ao aumento exponencial das exportações, sobretudo em direção à China.

Além disso, o consumo impulsionado pelas baixas taxas de juros na zona do euro também colaboraram para o sucesso da maior economia do Velho Continente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“A indústria alemã, orientada para a exportação, está enfrentando um comércio global fraco, a estagnação da produção global e a menor a demanda por carros”, informou o governo da Alemanha.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião