Alemanha entrará em recessão neste trimestre, diz instituto

A economia da Alemanha, a maior da Europa, vai entrar em recessão. O Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW) disse nesta quarta-feira (11) que reduziu as previsões de crescimento do país, devido a disputas comerciais, incertezas sobre o Brexit e desaceleração mundial.

A instituição afirmou que aguarda um encolhimento de 0,3% da economia da Alemanha no terceiro trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior, que também recuou, porém, em 0,1%.

Da mesma forma, o instituto também diminuiu a previsão de crescimento da economia alemã para 2019. Agora, a expectativa é de um crescimento é de 0,4%, ante 0,6% previstos anteriormente.

Confira: Possibilidade de recessão na Alemanha é agravada por queda na indústria

Em 2020, o IfW espera uma alta de 1%. Antes a estimativa era de 1,6%. Já para o ano de 2021, o instituto acredita que a expansão será de 1,4%.

Tensão econômica na Alemanha

O instituto econômico RWI, instituição que analisa o cenário macroeconômica da Alemanha, também cortou sua previsão de crescimento para a economia do país europeu neste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Antes, havia a previsão de 0,8%, agora é esperada uma alta de 0,4%. Para 2020, o instituto prevê o crescimento de 0,9%, com fortes indícios de desaceleração econômica.

A chanceler Angela Merkel afirmou mais cedo aos congressistas que a atual situação econômica na Alemanha pode fazer com que a arrecadação tributária seja menor do que o esperado. Com menos capacidade fiscal, o governo fica limitado no combate a uma recessão.

Todavia, o ministro das Finanças, Olaf Scholz, declarou aos parlamentares na última terça-feira (10) que a Alemanha estava pronta para injetar “muitos, muitos bilhões de euros” em sua economia para enfrentar qualquer desaceleração no crescimento”.

Veja também: Exportações na Alemanha crescem 0,7% em julho; resultado é acima do esperado

Além disso, Scholz também disse que a Alemanha precisa colocar em prática medidas agressivas para combater as mudanças climáticas antes que seja tarde.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião