Alemanha pode banir chinesa Huawei da construção das redes móveis 5G

A Alemanha pode proibir o uso de produtos da Huawei no desenvolvimento da rede móveis 5G.

Desta forma, a Alemanha é mais um país do Ocidente a se distanciar da Huawei por conta das preocupações recentes, relacionadas a possíveis espionagens do grupo chinês por meio de produtos tecnológicos.

De acordo com o The Wall Street Journal, o governo alemão deve endurecer as exigências relacionadas a segurança na construção das redes. O objetivo é deixar impossível o uso de equipamentos da fabricante chinesa.

Conforme comunicado publicado pelo Ministério da Economia, a segurança da rede 5g é de “alta relevância” para o governo alemão e isso é o que vai guiar a construção da rede.

No entanto, nenhuma medida foi tomada para aumentar a segurança.

Saiba mais: China: Proposta de legislação dos EUA para Huawei é “histeria”

Boicote Huawei

A decisão da Alemanha acontece durante a pressão dos Estados Unidos em proibir a fabricante de desenvolver redes móveis 5G. De acordo com os norte-americanos o governo chinês utiliza a tecnologia da empresa para espionar e realizar ataques cibernéticos.

Five Eyes (aliança de inteligência de países de língua inglesa), composta por Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, já impediu que operadoras locais façam parcerias com a empresa.

Japão e Reino Unido não pretendem receber a tecnologia 5G da fabricante chinesa.

Huawei na Polônia

Além disso, a Polônia também pode proibir os uso dos produtos da chinesa em órgãos públicos e limitar o uso dos aparelhos por cidadãos privados, por meio de uma possível legislação.

Saiba mais: Polônia estuda proibir o uso de produtos da Huawei por órgãos públicos

As medidas adotadas pela Polônia acontecem após o funcionário Wang Weijing, da Huawei, ser preso na última sexta-feira (11). Weijing é acusado de espionagem. Além disso, uma ex-autoridade de segurança polonesa também foi detida.

Prisão da diretora financeira

A diretora financeira da fabricante de tecnologia chinesa Huawei, Wanzhou Meng, foi presa em Vancouver, no Canadá.

No entanto, a diretora da empresa foi detida pelas autoridades canadenses a pedido da justiça dos Estados Unidos. Ela é acusada de violar sanções impostas pelo governo norte-americano contra o Irã.

Saiba mais: Diretora da Huawei é presa no Canadá e gera protestos da China

Meng é filha do do fundador da fabricante chinesa, Ren Zhengfei, e é vice-presidente do conselho consultivo da empresa.

A Huawei é a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações da China e a segunda maior fabricante de smartphones do mundo.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião