Alcolumbre quer acompanhar reforma da Previdência com subcomissão

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, declarou nesta sexta-feira (15) que é estudado a criação de uma subcomissão de senadores para acompanhar a tramitação da reforma da Previdência na Câmara.

De acordo com Alcolumbre, a subcomissão também fará sugestões com o objetivo de acelerar a tramitação da reforma da Previdência no Congresso.

Saiba mais: Rodrigo Maia: crise com Bebianno pode atrapalhar reforma da Previdência

Saiba mais: Reforma da Previdência: Bolsonaro define idades mínimas de novo regime

Reforma na CCJ

Por ser uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), os papéis vão tramitar primeiramente na Câmara, onde serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após isso, a medida passar por uma comissão especial e, por fim, entra em votação no plenário diante de dois turno.

No entanto, a proposta chega ao Senado Federal só se for aprovado na Câmara dos Deputados.

De acordo com Alcolumbre, a criação da subcomissão da CCJ do Senado pode “queimar etapas” e deixar o texto “bem arredondado” para acelerar a votação da proposta no Senado.

Dessa forma, segundo o presidente do Senado, a reforma pode ser aprovada neste semestre.

“[Vamos] tentar constituir essa subcomissão de acompanhamento para acelerar. Se isso der certo – e eu acho que vai dar certo – a gente consegue neste semestre aprovar”, acrescentou.

Alcolumbre e Simone Tebet

Conforme declarou, Alcolumbre irá procurar a senadora e presidente da CCJ, Simone Tebet, e outros integrantes da Comissão, para discutir o assunto.

“Estamos tentando constituir uma subcomissão dentro da CCJ – vou falar com a senadora Simone, que foi eleita, com os membros da comissão – para constituir uma submissão dentro da CCJ de acompanhamento”, disse Alcolumbre.

Envio da proposta

O governo de Jair Bolsonaro de enviar a reforma da Previdência para o Congresso Nacional na próxima quarta-feira (20). A proposta prevê uma idade mínima de aposentadoria, sendo de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, foi colocado uma regra de 12 anos para transição.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião