Alan García, ex-presidente do Peru, tenta suicídio ao ser preso em caso da Odebrecht

O ex-presidente do Peru, Alan García, tentou cometer suicídio nesta quarta-feira (17), momentos antes de ser preso por suposta ligação em caso de suborno da Odebrecht. O ex-presidente peruano teria atirado contra si mesmo dentro de casa.

Alan Garcia passa por uma cirurgia de emergência, no hospital Casimiro Ulloa, para onde foi levado pela polícia. Uma emissora de TV local afirmou que o mandatário chegou ao hospital coberto por uma manta manchada de vermelho. Um dos advogados de García confirmou a gravidade do quadro médico dele.

Propinas da Odebrecht

Segundo informações do jornal “El Comercio”, a tentativa de suicídio ocorreu quando agentes da Divisão de Investigação de delitos Alta Complexidade foram até a casa de García.

Os agentes deveriam cumprir ordem de prisão depois que a Justiça aprovou a detenção temporária  do peruano por um prazo de 10 dias. Ele é acusado de receber dinheiro ilegal da empreiteira brasileira em sua campanha eleitoral de 2006.

Saiba Mais: Odebrecht pagou mais R$ 630 mi em propina à políticos da Venezuela

A suposta relação de Alan García com esquemas de suborno é investigada pela Lava Jato. Além dele, outros três ex-presidentes do Peru são alvos de investigações.

Pedro Pablo Kuczynski teve a prisão preventiva decretada na última quarta-feira (10), suspeito de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro. Alejandro Toledo e Olanta Humala são os outros ex-líderes que teriam participado dos crimes apurados.

A Odebrecht é investigada no Peru por pagamento de propinas para ganhar contratos de obras de infraestrutura. Em fevereiro último, a empreiteira fechou acordo de delação com o governo do Peru.

Saiba Mais: Odebrecht e governo do Peru assinam acordo de cooperação

A empresa já fechou acordos com outros sete países: Brasil, Estados Unidos, Suíça, República Dominicana, Panamá, Equador e Guatemala.

Mandatos

Alan García assumiu o primeiro mandando como presidente do Peru em 1985. O segundo período do peruano como líder do país começou em 2006.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-3.png

Em  2016, o mandatário tentou a reeleição pela terceira vez, mas foi derrotado por Kuczynski e obteve apenas 6% dos votos válidos. Alan García é advogado e político.

“Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO”

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião