Airbus projeta queda de 40% na produção, segundo agência

A Airbus projeta uma redução de 40% na produção de jatos pelo período de dois anos devido aos impactos da crise causada pela pandemia de coronavírus (Covid-19). O corte na produção deve levar a fabricante de aviões a cortar empregos também, segundo fontes disseram a ‘Reuters’ nessa quarta-feira (3).

Contudo, a Airbus já comunicou ao mercado que cortaria cerca de um terço de sua produção, em comparação com as projeções anteriores a pandemia. Entretanto, para alguns analistas, essa visão é otimista.

Vale ressaltar que a produção da fabricante de aviões é, em grande parte, referente ao modelo A320. Frente a isso, são as alterações nesse setor que influenciarão as decisões de cortes da companhia.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com declarações de fontes à ‘Reuters’, a companhia conta com 35 mil empregados trabalhando na produção e desse total, 14 mil vagas devem ser cortadas, junto com a redução de 40% da produção.

Entretanto, outra fonte indicou que os cortes de empregos devem variar entre 15 mil e 20 mil. Segundo a declaração, a quantidade dependerá do andamento da recuperação da companhia, bem como seu plano de preservação.

Resultados da Airbus em 2019

A Airbus anunciou, no início deste ano, que produziu 863 aeronaves em 2019, com alta de 8% em comparação a 2018.

Saiba mais: Airbus tem alta na produção e pode superar Boeing como maior fabricante de aviões

O resultado positivo ocorreu em meio a crise em uma de suas principais concorrentes, a Boeing, que foi prejudicada pela suspensão dos voos do modelo 737 Max após dois acidentes. Com isso, a estimativa é que a fabricante europeia ultrapasse a concorrente e se torne a maior fabricante de aeronaves do mundo.

Mesmo com o bom resultado apresentado, a Airbus esperava um número ainda maior de vendas. No início do ano de 2019, a companhia previa entregar entre 880 a 890 aeronaves. Entretanto, em outubro a estimativa foi revisada para baixo. A redução ocorreu por conta de problemas com a produção do modelo A321 ACF.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião