Airbus pagará 3,6 bilhões de euros para encerrar investigação de corrupção

A fabricante de aeronaves Airbus deverá pagar uma multa de 3,6 bilhões de euros (cerca de R$ 17 bilhões) a França, Estados Unidos e Reino Unido para encerrar uma investigação de corrupção. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (31), pela promotoria financeira da França.

Entre o valor total da multa, a Airbus pagará 2,1 bilhões de euros para a França, 984 milhões ao Reino Unido e 526 milhões aos Estados Unidos. As autoridades dos três países foram responsáveis pelas investigações sobre irregularidades envolvendo vendas de aviões da fabricante.

Segundo a promotoria financeira da França, além do pagamento da multa, a empresa aceitou ficar sob um monitoramento de compliance que durará três anos e será realizado por uma agência anticorrupção francesa.

Entre as acusações, a empresa era suspeita de fazer uso de terceiros para garantir encomendas de aeronaves. Como consequência, os lucros da companhia aumentaram em cerca de um bilhão de euros. Além disso, a fabricante europeia foi acusada de violar controles de exportação nos Estados Unidos.

Em nota, a companhia confirmou a negociação estabelecida com as autoridades dos três países e salientou que os acordos ainda dependem da aprovação dos órgãos reguladores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

“Se aprovados pelos tribunais, os acordos resultarão na Airbus provisionando 3,6 bilhões de euros para o pagamento de possíveis multas às autoridades francesas, do Reino Unido e dos EUA, que serão registradas nas contas da Airbus 2019. Mais detalhes serão fornecidos após a finalização dos acordos”, informou a companhia, em nota.

Resultados da Airbus em 2019

A Airbus anunciou, no início deste mês, que produziu 863 aeronaves em 2019, com alta de 8% em comparação a 2018.

Saiba mais: Airbus tem alta na produção e pode superar Boeing como maior fabricante de aviões

O resultado positivo ocorreu em meio a crise em uma de suas principais concorrentes, a Boeing, que foi prejudicada pela suspensão dos voos do modelo 737 Max após dois acidentes. Com isso, a estimativa é que a fabricante europeia ultrapasse a concorrente e se torne a maior fabricante de aeronaves do mundo.

Mesmo com o bom resultado apresentado, a Airbus esperava um número ainda maior de vendas. No início do ano de 2019, a companhia previa entregar entre 880 a 890 aeronaves. Entretanto, em outubro a estimativa foi revisada para baixo. A redução ocorreu por conta de problemas com a produção do modelo A321 ACF.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião