Airbnb inicia processo para realizar oferta pública de ações nos EUA

A Airbnb comunicou que deu início ao processo necessário para a realização de uma oferta pública de ações (IPO). No início do ano, a companhia já havia especulado que gostaria de abrir seu capital. Entretanto, com a pandemia de coronavírus (Covid-19) assolando seus negócios e a economia global, a ideia ficou em segundo plano por um certo período.

A Airbnb entregou uma declaração de registro preliminar confidencial a SEC (Securities and Exchange Commission), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. A empresa, no entanto, não revelou outros detalhes em relação a operação.

De acordo com informações do “Financial Times”, a oferta inicial da Airbnb deve ser uma das maiores de 2020 no mercado norte-americano.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A ideia da Airbnb é abrir seu capital nos próximos meses para evitar uma possível volatilidade atípica em decorrência das eleições presidenciais dos EUA, que acontecerá em novembro. De acordo com fontes próximas ao assunto, a Airbnb está sendo auxiliada pelas instituições financeiras Morgan Stanley e do Goldman Sachs para realizar seu IPO.

Para se preparar para a oferta pública inicial, a Airbnb teve que fazer corte de custos, o que levou a empresa a se desfazer de partes não tão rentáveis de suas operações, como as estadias de luxo. Ademais, a companhia demitiu aproximadamente 25% de sua força de trabalho e cancelou gastos com marketing, responsabilizando a pandemia pelas medidas.

Receita da Airbnb no 2T20

Na semana passada, a Airbnb informou que sua receita trimestral, referente ao trimestre encerrado em junho, teve queda 67%, para US$ 335 milhões, e foi fortemente impactada pelas medidas de isolamento social. No mesmo período do ano anterior, a companhia teve receita de mais de US$ 1 bilhão.

Mesmo assim, a Airbnb demonstrou sinais de recuperação ao final do segundo trimestre. Isso porque, mesmo com as reservas caindo 30% em junho, frente ao mesmo período do ano passado, a queda foi menor do que a registrada em maio, de 70% na comparação anual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião