Agenda do Dia: MP da Liberdade Econômica; Petrobras; Fed e guerra comercial

Os assuntos da Agenda do Dia desta quinta-feira (22) prometem agitar o mercado interno e externo.

A MP da Liberdade Econômica foi aprovada pelo Senado na noite da última quarta-feira (21). O governo disse que a estatal Petrobras deve ser privatizada até o ano de 2022. Estas e outras notícias caracterizam a Agenda do Dia desta quinta.

A Agenda do Dia conta também com a notícia do Fed após a divulgação da ata e do pedido de Trump por um novo corte na taxa de juros.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

MP da Liberdade Econômica é aprovada no Senado

O Senado aprovou na noite da última quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) 881 da Liberdade Econômica.

A proposta havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, e agora segue para o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionar, vetar parcialmente ou vetar na íntegra o texto da MP da Liberdade Econômica.

Veja também: Banco do Brasil anuncia taxas diferenciadas de crédito imobiliário 

Privatização da Petrobras

O governo federal pretende privatizar a Petrobras até 2022. Curiosamente, esse será o último ano de mandato do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A Petrobras não foi incluída na lista das 9 empresas que serão desestatizadas ainda esse ano, segundo o que foi comunicado pelo governo no Palácio do Planalto, na última quarta-feira (21).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, havia dito, na última terça-feira (20), que 17 empresas estatais seriam privatizadas ainda este ano. A declaração foi feita em um evento com empresários e executivos, em São Paulo.

“Nós vamos acelerar as privatizações. Amanhã saem as 17 empresas, e ano que vem tem mais. E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente grande aí que acha que não vai ser privatizado, mas vai entrar na faca”, disse Guedes.

Veja também: Fernando Haddad é condenado por caixa 2 na eleição de 2012 

Trump, Fed e taxa de juros

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a criticar o Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve) e o presidente da instituição financeira, Jerome Powell, na última quarta-feira (21).

Durante a semana, Trump tem criticado as políticas monetárias do Fed, pois, segundo o mandatário, tem dificultado o crescimento econômico dos EUA. Além disso, de acordo com o presidente, Powell tem impossibilitado o desenvolvimento econômico devido a sua posição democrata que é opositória ao governo Republicano.

China promete retaliar os EUA

A China afirmou novamente que irá tomar medidas para conter as tarifas dos Estados Unidos. O Ministério do Comércio da China quer que os EUA voltem atrás sobre as tarifas anunciadas no âmbito comercial do país asiático.

“Quaisquer novas tarifas levarão a uma escalada nas fricções comerciais”, afirmou Gao Feng, porta-voz do ministério do Comércio da China. Feng ainda disse que em uma guerra comercial não há vencedor, entretanto os dois países podem ter “grandes perdas”.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião