Agenda do Dia: Vale; Embraer; Gafisa; Braskem; Santos Brasil

Os assuntos da Agenda do Dia desta quinta-feira (3) prometem agitar o mercado.

A Agenda do Dia começa com a notícia sobre a Vale, que recebeu um pedido de intervenção do Ministério Público Federal relacionado a sua política de segurança e também ao pagamento de dividendos da companhia aos acionistas. Além disso, há também novas informações sobre a Embraer, que demitirá 4,5% do efetivo total no Brasil.

Ademais, a Agenda do Dia também conta com informações sobre a Gafisa, que realizou um acordo com a Calçada S.A em relação aos imóveis da empresa no Rio de Janeiro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

MPF solicita intervenção judicial na Vale

Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais solicitaram uma intervenção judicial na Vale (VALE3). O MPF julga que a empresa deve mudar sua cultura de prevenção de acidentes, para que não aconteça nada parecido com o que houve em Brumadinho (2019) e em Mariana (2015), tragédias que deixaram centenas de mortos e desaparecidos. 

O MPF pede, também, a suspensão do pagamento de dividendos a acionistas, que teve a retomada anunciada pela mineradora em julho deste ano.

Dynamo aumenta participação na Santos Brasil

A Santos Brasil Participações (STBP3) comunicou ao mercado em geral que recebeu correspondência de seus acionistas, Dynamo Administração de Recursos Ltda. e Dynamo Internacional Gestão de Recursos, informando que o somatório das ações ordinárias detidas pelo conjunto de veículos administrados e/ou geridos discricionariamente pela Dynamo atingiu 33.252.600 ações, equivalentes a 4,98% das ações ordinárias de emissão da companhia.

“A Dynamo esclarece que a referida participação acionária tem por objetivo o investimento na companhia, sem a intenção de alterar a sua composição de controle ou estrutura administrativa, bem como não visa atingir nenhum percentual de participação no capital social em particular”, informou a empresa em comunicado.

Embraer demite 900 funcionários

A Embraer (EMBR3) informou nesta quinta-feira (3) que deverá demitir 900 funcionários no Brasil. O número configura 4,5% do total de colaboradores da empresa no País. A medida acontece em meio aos impactos em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, também, devido ao cancelamento da parceria da empresa com a Boeing. A empresa informou que o objetivo do corte é assegurar a sustentabilidade da empresa e sua capacidade de engenharia.

Aquisição da Gafisa

A Gafisa (GFSA3) comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou com a Calçada S.A um acordo para aquisição, pela Gafisa, da totalidade da participação detida pela Calçada em certos ativos imobiliários, em diferentes estágios de desenvolvimento, na cidade do Rio de Janeiro.

“A concretização da aquisição dependerá do cumprimento de condições precedentes, inclusive aprovação pelo CADE. Com essa transação, a Gafisa reitera a sua confiança no Rio de Janeiro, segundo maior mercado imobiliário nacional”, informou a empresa.

Braskem

A Braskem (BRKM3, BRKM5 e BRKM6) comunicou aos seus acionistas e ao mercado, na última quarta-feira (2), que, devido a forte recuperação da demanda por resinas no mercado brasileiro, a taxa de utilização de suas centrais petroquímicas no Brasil voltou à normalidade. Além disso, nos números de agosto, a empresa registrou um recorde.

A Agenda do Dia do Suno Notícias mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião