Agenda do Dia: Vale; Eletrobras; Santander; Petrobras; BRF

Os assuntos da Agenda do Dia desta quinta-feira (30) prometem mexer com o mercado interno e o externo.

A CVM fechou um acordo de R$ 600 mil, sobre o caso de Brumadinho, com um diretor da Vale. O presidente da Eletrobras afirmou que a empresa pode ser privatizada ainda neste ano. O Santander Brasil quer acelerar sua agenda de lançamentos e aprimoramentos de novos serviços.

A Agenda do Dia conta também com a notícia sobre a BRF, que cancelou viagens de seus executivos à China.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

Vale

O diretor de relação com investidores da Vale (VALE3), Luciano Siani, teve suas propostas de termos de compromisso aceitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Dessa forma, o executivo irá pagar R$ 600 mil para fechar dois processos que envolviam divulgação de informações da mineradora logo após a tragédia de Brumadinho (MG), que completou um ano neste mês.

Eletrobras

O presidente da Eletrobras (ELET3), Wilson Ferreira Junior, afirmou que está trabalhando para privatizar a companhia ainda em 2020. A declaração foi realizada na última quarta-feira (29), durante um evento promovido pelo Credit Suisse, em São Paulo.

Segundo Ferreira Junior, a expectativa é que o projeto de lei sobre a desestatização da Eletrobras seja aprovado no Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano. Com isso, o processo de privatização da empresa será iniciado no segundo semestre.

O executivo disse ainda que voltará a falar sobre a importância do tema com parlamentares após a volta do recesso legislativo. Segundo Ferreira Junior, no ano passado o assunto foi discutido principalmente com deputados. Entretanto, neste ano os alvos serão os senadores.

Petrobras

A Petrobras (PETR3) suspendeu temporariamente as viagens de seus funcionários para a China. A medida foi tomada devido ao surto do coronavírus no país asiático. Entretanto, a Petrobras afirmou que não irá parar com a exportação de petróleo para a China.

“A Petrobras, em decorrência de suas atividades no sudeste asiático, monitora a evolução do quadro de saúde pública causado pelo coronavírus. De forma preventiva, as viagens programadas para a China foram suspensas. Em relação à exportação de petróleo para esse país, não há alterações na programação e eventuais ajustes logísticos estão sendo estudados”, comunicou a Petrobras.

A Petrobras também informou, na última quarta-feira (29), que solicitou a desvinculação do Programa Destaque em Governança de Estatais. Criado em 2015 pela B3 (B3SA3), o projeto visava atestar esforços de empresas estatais comprometidas a governança.

O programa foi estabelecido durante os escândalos de desvios de dinheiro público revelados pela operação Lava Jato. O projeto permite a adesão de empresas, como a Petrobras até então, que sigam determinados quesitos de governança.

Energisa

O Itaú informou na última quarta-feira (29) o aumento de sua participação acionária na Energisa (ENGI11) para 5,10%. Assim, a instituição financeira tem agora 18 milhões de ações ordinárias (2,45% do capital) e 74 milhões de ações preferenciais (7% do capital) da Energisa.

Banco Pan

O Morgan Stanley aumentou a participação acionária no Banco Pan (BPAN4) para 5,2%. O comunicado foi feito na última quarta-feira (29). O Morgan Stanley tem agora 28 milhões de ações preferenciais do Pan.

Santander

O Santander Brasil planeja acelerar o processo de maturação de negócios lançados desde 2018. Ao mesmo tempo, a instituição financeira também criou uma agenda de exportação da Getnet, de maquininhas, e de sua financeira pela América do Sul. Além disso, o banco deve anunciar novidades nas linhas de crédito imobiliário e agronegócios.

“É muito importante consolidar o que temos. Lançamos muita coisa: foram cinco negócios em 2019”, afirmou Sergio Rial, presidente do Santander, durante uma coletiva de imprensa, realizada na última quarta-feira (29).

BRF

A BRF (BRFS3) também decidiu suspender viagens com destino a China e outros países que contam com muitos casos da doença. O comunicado foi feito pelo CEO da empresa, Lorival Luz, durante um evento realizado pelo Credit Suisse.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião