Agenda do Dia: balanços corporativos, estreia do Pix e dados econômicos

A Agenda do Dia desta segunda-feira (16) destaca mais um dia cheio de resultados corporativos do terceiro trimestre, além da estreia do Pix, sistema de pagamentos criado pelo Banco Central (BC).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

No cenário econômico, chama atenção dados oficiais divulgados pela China e Japão, além de indicadores de inflação da Fundação Getulio Vargas (FGV). Confira os destaques da Agenda do Dia:

Resultados trimestrais da Agenda do Dia

Hoje é o último dia da temporada de resultados corporativos do terceiro trimestre. Confira quais serão publicados:

EmpresaTickerHorário
AzulAZUL4Manhã
IntermedicaGNDI3Noite
QualicorpQUAL3Noite
TriunfoTPIS3Noite
IMCMEAL3Noite
Atma ParticipaçõesATMP3Noite

 

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Pix entra em funcionamento

Após uma fase de operação restrita para testes, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, entra em funcionamento nesta segunda-feira (16), e é destaque da Agenda do Dia.

Desde o dia 5 de outubro, já estão sendo realizados cadastros de chaves no sistema do BC, identificando contas para pagamentos e transferências. Todos os cadastrados em conta corrente, poupança ou de pagamentos pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pela autoridade monetária já podem movimentar os recursos.

 

Produção industrial na China

A produção industrial da China cresceu 6,9% em outubro, em comparação ao mesmo mês de 2019. A informação foi revelada pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês) nesta madrugada.

O resultado ficou acima do esperado pelos economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal, que estimavam um avanço de 6,5%. Junto à produção industrial, a economia da China tem se recuperado dos efeitos do novo coronavírus (Covid-19) com fortes investimentos do governo e gastos dos consumidores.

Crescimento do PIB japonês

Após o colapso registrado nos primeiros trimestres deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão avançou 21,4% na comparação anualizada, segundo informações divulgadas nesta madrugada, mais um destaque da Agenda. Em comparação ao trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi de 5%.

O resultado, que é descontado pela inflação, foi impulsionado pela retomada do comércio no país, além dos estímulos governamentais para os gastos dos consumidores.

Esse crescimento foi o mais intenso desde 1968, segundo as autoridades japonesas. Especialistas esperavam por um crescimento de 4,4% na base trimestral e de 18,9% no resultado anualizado.

A Agenda do Dia desta segunda-feira também destaca a divulgação da balança comercial semanal brasileira, além do IPC-S e IGP-10, pela FGV. Às 8h25, o Banco Central também apresentará as estimativas econômicas do Boletim Focus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião