Agenda do Dia: reforma da Previdência; Vale; Petrobras; PetroRio; Carrefour

Os assuntos da Agenda do Dia desta quarta-feira (2) prometem agitar o mercado interno e externo.

A reforma da Previdência segue no Senado e deve ter a votação em primeiro turno concluída nesta quarta. O presidente Jair Bolsonaro fez criticas a mineradora Vale. Estas e outras notícias fazem parte da Agenda do Dia desta quarta.

A Agenda do Dia conta também com a notícia sobre a Petrobras, que segue acelerando seu programa de venda de ativos.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

Reforma da Previdência

O Senado aprovou a reforma da Previdência em primeiro turno na noite da última terça-feira (1). O texto teve 56 votos a favor e 19 contrários. O necessário para aprovação eram apenas 49 votos.

Os destaques pendentes serão votados em uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (2), às 11h. Depois de concluída a análise dos destaques, a votação em primeiro turno da reforma da Previdência no Senado será finalizada.

Vale

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, na última terça-feira (1), que a Vale “abocanhou no governo FHC o direito minerário no Brasil”.

O presidente fez as criticas a Vale em resposta a um grupo de garimpeiros de Serra Pelada, região sul do Pará. “Esse é um país que é roubado há 500 anos. A gente conhece o potencial mineral do Brasil, Roraima, sul do Pará. Eu sei como a Vale do Rio Doce abocanhou no governo FHC o direito mineral no Brasil. Um crime, um crime que aconteceu”, afirmou o presidente.

Veja também: Airbnb pensa em não realizar um IPO tradicional, diz agência

Petrobras

A Petrobras está acelerando seu programa de venda de ativos. A empresa já iniciou 19 processos de desinvestimentos desde o mês de maio. As operações já ofereceram uma melhor condição ao caixa da petroleira. Até julho a empresa teve um reforço de US$ 12,7 bilhões em seu caixa.

Nesta semana a Petrobras começou um uma nova operação de desinvestimento. O objetivo é se desfazer de oito concessões exploratórias na Bacia do Recôncavo, na Bahia. As informações são do “Valor Econômico”.

PetroRio

A PetroRio estuda investir aproximadamente R$ 1 bilhão em campanhas de perfuração na Bacia de Campos. Mais da metade do valor deve ser atribuída ao campo do Frade. A campanha de perfuração deve ter início em 2020 e contará com a perfuração de três poços, com duração de no mínimo seis e no máximo oito meses.

Veja também: Oi: como projetos de lei podem selar destino da operadora

Carrefour

O Carrefour Brasil (CRFB3) comunicou nesta terça-feira (01) que chegou a um acordo para aquisição de 49% da fintech Ewally, com opção de compra do controle em 2022. A informação foi noticiada pela agência Reuters.

Em comunicado, o Carrefour Brasil declarou que: “Plenamente alinhada com a estratégia de digitalização da companhia, esse movimento dá início à atuação no segmento de conta digital”.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião