Agenda do Dia: PIB Brasileiro, Opep e Petrobras (PETR4)

A Agenda do Dia desta quinta-feira (03) traz o Produto Interno Bruto (PIB) trimestral, que será divulgado às 9h. Os investidores também acompanham a fala do presidente da  Petrobras (PETR3; PETR4) , Roberto Castello Branco, no evento Rio Oil & Gas, às 11h20.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

No front internacional, chama atenção a reunião de países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), às 8h. Também têm destaque a variação do índice de gerentes de compras (PMI) e das vendas no varejo na zona do euro, e os dados semanais de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, às 10h30.

Ainda nos EUA, o mercado estará atento ao PMI de serviços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Confira os destaques da agenda do dia:

PIB brasileiro

O mercado acompanha hoje o PIB trimestral brasileiro, após o tombo de 9,7% visto no segundo trimestre de 2020 em relação ao trimeste anterior.

Em relação ao mesmo período de 2019, a soma de todos os bens e serviços produzidos no País entre abril e junho caiu 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, houve queda de 2,2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

O mercado espera recuperação do PIB no terceiro trimestre. No último dia 13, o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), que é uma “prévia” do resultado do PIB, mostrando que a economia registrou um crescimento de 9,47% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores.

PMI na zona do euro

Nesta manhã, foi divulgado o PMI da zona do euro, mostrando retração da atividade empresarial na região. O PMI Composto da IHS Markit foi a 45,3 em novembro, ante 50 em outubro. Leituras abaixo de 50 indicam retração da atividade. O PMI de Serviços caiu de 46,9 para 41,7 em outubro.

Presidente da Petrobras

Outro destaque na agenda do dia é a fala do presidente da Petrobras (PETR4), Roberto Castello Branco, no evento Rio Oil & Gas, às 11h20.

A empresa informou nesta segunda-feira (30) estar se preparando para uma menor produção de petróleo para os próximos cinco anos. No entanto, prometeu maior retorno para seus acionistas com projetos resilientes aos preços mais baixos do petróleo previstos para o período.

A Agenda do Dia destaca ainda a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no encontro Nacional da Indústria da Construção (CBIC), às 16h10.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião