Agenda do Dia: Petrobras; Eletrobras; Kroton; Biotoscana

Os assuntos da Agenda do Dia desta terça-feira (8) prometem agitar o mercado interno e externo.

A Petrobras está negociando um programa bilionário de seguros, de acordo com informações do jornal “O Estado de S. Paulo”. O governo pode fazer um novo aumento de capital na Eletrobras. Estas e outras notícias fazem parte da Agenda do Dia desta terça.

A Agenda do Dia conta também com a notícia sobre a Biotoscana, que recebeu propostas de duas empresas por seu controle.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

Petrobras

A Petrobras está buscando renovar seu programa bilionário de seguros, segundo informações da “Coluna do Broadcast” do jornal “O Estado de S. Paulo”. O contrato é estimado em aproximadamente US$ 150 bilhões. Estão na disputa a Chubb Seguros, que foi a responsável pelo contrato nos últimos anos, e a brasileira Austral, gerida pela Vinci Partners. O programa de seguros da petroleira brasileira inclui ativos offshore e onshore.

Eletrobras

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teve uma reunião com líderes para discutir a privatização da Eletrobras. Além disso, o governo quer elevar os dividendos com aporte de minoritários na companhia de energia.

Veja também: Presidente da Ri Happy diz que crescimento do e-commerce é irreversível

“A companhia vem avaliando junto ao seu controlador a possibilidade de capitalização desses AFACs que, devido a sua atualização pela taxa Selic, onera a companhia”, informou o fato relevante.

Kroton

O maior grupo de educação privada do Brasil, o Kroton, anunciou a mudança de seu nome e a alteração em sua forma de operação na última segunda-feira (7). O grupo Kroton irá se chamar Cogna Educação e será dividido em quatro companhias diferentes.

Com isso, as empresas serão:

  • Kroton
  • Saber
  • Vasta Educação
  • Platos

A empresa Kroton continuará operando com seu nome, sendo que apenas o grupo controlador terá outro nome a partir de agora. Além disso, as divisões passarão a operar de forma separada. A Kroton será responsável pelo ensino superior, a Saber lidará com cursos de línguas e escolas do nível básico, a Vasta Educação prestará serviços a escolas e materiais didáticos e a Platos oferecerá serviços de gestão para o ensino superior.

Biotoscana

A Eurofarma e a canadense Knight Therapeutics apresentaram propostas pelo controle da Biotoscana, gerida pela Essex e a empresa de investimentos Advent. As informações foram publicadas na última segunda-feira (7) pelo site “Brazil Journal”.

Segundo fontes próximas ao assunto, a Eurofarma estaria mais perto de um acordo com a Biotoscana. O negócio deve ser fechado nas próximas semanas e a operação deve provocar uma oferta pública de aquisição (OPA) para os papéis que estão no mercado.

Braskem

A Braskem está tentando chegar a um acordo com as autoridades a respeito do afundamento do solo em bairros de Maceió (AL). A ideia da empresa é que isso seja concluído até o primeiro trimestre do ano que vem. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (8) pelo “Valor Econômico”.

Azul

A Azul comunicou que o tráfego de passageiros consolidado (RPKs), do mês de setembro apresentou uma alta de 31% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

“Em setembro nós continuamos a demonstrar nossa habilidade de equilibrar capacidade com demanda ao crescer mais de 30% e ao mesmo tempo manter nossa taxa de ocupação estável”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião