Agenda do Dia: reunião da Opep, resultado do setor público e Petrobras Day

A Agenda do Dia desta segunda-feira (30) destaca a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o resultado primário do setor público, além do investor day da Petrobras (PETR4).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Também são destaques mais uma divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central (BC), com as novas perspectivas macroeconômicas do País, além de novos dados econômicos europeus. Confira os destaques da Agenda do Dia:

Opep é destaque na Agenda do Dia

A Opep fará um encontro de dois dias para decidir se prosseguirá com o aumento da produção de 1,9 milhão de barris de petróleo por dia programado para o início de 2021.

O grupo de 23 países e liderado pela Arábia Saudita, que também conta com aliados como a Rússia, sinalizou que está inclinado a ampliar a medida. Mesmo assim, o mercado manterá seus olhos voltados para a reunião, sobretudo pelo momento de forte alta da commodity diante da expectativa de retomada da economia global com a chegada da vacina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Petrobras Day na Agenda do Dia

Está marcado para hoje o investor day da Petrobras. Os investidores da estatal irão acompanhar as últimas atualizações sobre a petroleira e as expectativas sobre a operação no futuro.

A companhia divulgou, na noite da última quarta-feira (25), seu plano estratégico para o período entre 2021 e 2025. A estatal priorizará a redução da dívida e a desalavancagem financeira, através da geração de caixa operacional e de desinvestimentos.

Resultado do setor público

Às 9h30, será divulgado o resultado primário do setor público consolidado de outubro, um dos destaques da Agenda do Dia.

Os dados do setor público consolidado contemplam governo central (formado por Previdência e Tesouro, além do próprio BC), estados, municípios e estatais. Ficam fora da conta Petrobras, Eletrobras e bancos públicos, como Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal.

Boletim Focus

O Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC, apresentou nesta segunda-feira suas novas perspectivas para a economia brasileira. Os especialistas ouvidos pela autoridade monetária elevaram, pela 16ª semana consecutiva, a expectativa pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo eles, a inflação oficial de 2020 ficará em 3,54% — quatro semanas atrás a previsão era de 3,02%. No que se refere ao Produto Interno Bruto (PIB), os analistas do mercado financeiro esperam que a economia seja retraída em 4,50% neste ano.

A Agenda do Dia também destaca dados econômicos europeus, como o IPC na Itália, Espanha e Alemanha, além do discurso de Hakkarainen do BCE. Além disso, também será revelado o PMI de Chicago, referente a novembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião