Balanços da semana

Agenda do Dia: Guerra comercial, reforma da Previdência e Brexit agitam a semana

Os assuntos da Agenda do Dia da última sexta-feira (16) agitaram o cenário global. O presidente da Argentina, Mauricio Macri, resolveu cortar impostos sobre valor agregado de produtos básicos. O Ibovespa fechou a última sexta-feira em alta. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (b3) teve avanço de 0,76% a 99.805,78 pontos. O dólar encerrou em alta de 0,336%.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que não está pronto para fazer um acordo com a China e ainda afirmou que a economia dos EUA não está entrando em recessão. Esta e outras notícias caracterizam a Agenda do Dia desta segunda-feira (19).

Entre os acontecimentos para ficar de olho, está a reforma da Previdência, que começou a dar os primeiros passos no Senado. Além disso, a Agenda do Dia conta também com o encontro de Vladimir Putin e Emmanuel Macron antes da reunião do G7, que acontece no final dessa semana. Ademais, a conclusão do Brexit pode ser confirmada nesta semana.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

China precisa mais de um acordo do que os EUA, diz Trump

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse no último sábado (17) não estar pronto para fazer um acordo com a China. A guerra comercial nas últimas semanas foi marcada por retaliações de ambas as partes.

A disputa tem impactado os mercados financeiros de todo o mundo, aumentando a discussão sobre uma possível recessão global. A desvalorização do yuan para o menor nível dos últimos 10 anos e as críticas de Trump ao Banco Central da China, por exemplo, mostraram ao mundo que esse conflito está longe de acabar.

Veja também: Reforma da previdência é adiada em uma semana pelo Senado 

Reforma da Previdência dá primeiros passos no Senado

Com uma audiência na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado, a reforma da Previdência começa a dar seus primeiros passos no Senado Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O objetivo é que haja uma agilização na tramitação para que o texto seja aprovado em primeiro turno no plenário até a segunda quinzena de setembro.

Boris Johnson afirma que está determinado a concluir o Brexit

O prêmie britânico Boris Johnson afirmou que irá oficializar a saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo ele, isso será feito até o dia 31 de outubro.

Johnson irá viajar, nesta semana, para a Alemanha e depois à França. O intuito é discutir com Angela Merkel e Emmanuel Macron a saída do Reino Unido da União Europeia.

Veja também: Reino Unido deve ter escassez de remédios e comida em Brexit sem acordo 

Putin e Macron se encontram antes do G7

O presidente Russo Vladimir Putin se encontrará com Emmanuel Macron nesta segunda-feira para debater sobre a Crimeia, o Irã e os protestos feitos pela oposição russa. A reunião do G7 acontece ao final desta semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Rússia não faz parte do G7 há cinco anos. O presidente russo anexou o território da Crimeia, que pertencia a Ucrânia, e acabou sendo expulso do grupo em 2014.

Argentina: Alberto Fernández rebate declarações de Bolsonaro

Alberto Fernández, candidato da oposição à presidência da Argentina, em entrevista ao “La Nación” e “Clarín”, rebateu as recentes declarações do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. “Não se preocupem porque não pretendo fechar a economia”, afirmou.

Na última quinta-feira (15), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que se a Argentina fechar o comércio após uma possível vitória de Alberto Fernández nas eleições, o Brasil sairá do Mercosul. Após isso, o presidente Bolsonaro disse que concordava com a fala e Guedes.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião