Agenda do Dia: Recessão nos EUA; guerra comercial e Petrobras

Os assuntos da Agenda do Dia da última quarta-feira (14) agitaram o cenário global. Os Estados Unidos deram sinal de que o mercado do país pode entrar em recessão. Dessa forma, os índices do mercado brasileiro tiveram reações opostas, o Ibovespa fechou em queda de 2,94% e o dólar encerrou em alta de 1,855%.

O cenário internacional permanece agitado nesta quinta-feira (15). A China afirmou que irá tomar medidas contrárias as tarifas impostas pelos EUA. Esta e outras notícias caracterizam a Agenda do Dia.

Entre os acontecimentos para ficar de olho, está a divulgação dos resultados de empresas cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo, como a OI (OIBR4) e a JBS (JBSS3). Além disso, a Agenda do Dia tem, no cenário nacional, a Petrobras querendo vender termoelétricas, sem diminuir seus avanços em energia.

Ademais, a decisão do Banco Central de voltar a vender dólares, pela primeira vez desde 2009, também deve influenciar o mercado.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

Mercado norte-americano mostra sinal de possível recessão

Na manhã da última quarta-feira, o mercado de renda fixa dos EUA mostrou um sinal importante sobre o futuro de sua economia. O país de Donald Trump não demonstrava sinais de recessão em sua economia há 12 anos.

Veja também: China promete retaliar as taxas alfandegárias dos Estados Unidos 

Em 2007, a curva de juros de rendimentos de alguns títulos do tesouro dos EUA também apresentou queda. Um ano depois, o país norte-americano entrou em uma enorme crise financeira.

China diz que irá tomar “contramedidas” em oposição a tarifa de 10% dos EUA

O Ministério de Finanças da China afirmou que irá tomar “contramedidas necessárias” a imposição de uma tarifa de 10% sobre produtos do país asiático.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Na última terça-feira (13), o presidente Donald Trump decidiu não impor as tarifas previstas para o dia 1 de setembro e prorrogou a data para 15 de dezembro.

Petrobras quer vender termoelétricas e permanecer crescendo em energia

A Petrobras divulgou que irá vender algumas de suas usinas termoelétricas. De suas 26, 15 estão no plano de venda. O leilão de energia elétrica do governo está marcado para outubro e a petroleira vê nele uma oportunidade para crescer neste setor de geração de energia.

“A gente olha essa oportunidade (leilão de energia), mas em parcerias, seja através da geração da termoelétrica, seja como fornecedora de gás”, afirmou Anelise Lara, diretora de refino e gás da Petrobrás.

Destaques da MP da Liberdade Econômica

A Câmara concluiu a votação da MP da Liberdade Econômica na noite da última quarta-feira. O texto irá para o Senado e tem de ser aprovado até o dia 27 de agosto. Os deputados não aceitaram nenhum destaque da proposta.

Banco Central volta a vender dólares pela primeira vez desde 2009

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (14) que venderá dólares à vista das suas reservas internacionais. Essa é a primeira vez, desde fevereiro de 2009, que a instituição monetária central atua vendendo moeda norte-americana.

O Banco Central também informou que oferecerá contratos de swap cambial no mercado. Entretanto, segundo a instituição monetária, esse instrumento não será suficiente para atender à demanda por moeda estrangeira impulsionada pela “conjuntura econômica atual”.

Resultados

Na última terça-feira (13), a Itaúsa (ITSA3), Estácio (YDUQ3), Banco Inter (BIDI4), BTG Pactual (BPAC3), Rumo (RAIL3) e Banrisul (BRSR3) divulgaram seus resultados trimestrais. As empresas JBS (JBSS3), Oi (OIBR4), Via Varejo(VVAR3), Embraer (EMBR3), Ultrapar (UGPA3) e Kroton (KROT3) divulgaram seus balanços na última quarta.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia a dia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião