Balanços da semana

Agenda do Dia: Aprovação da MP da Liberdade Econômica; reforma da Previdência

Os assuntos da Agenda do Dia da última terça-feira (13) agitaram o cenário global. Os Estados Unidos decidiram adiar a imposição de novas tarifas sobre os produtos da China. Dessa forma, os índices do mercado interno reagiram positivamente, o Ibovespa fechou em alta de 1,36% e o dólar encerrou em queda de 0,42%.

O cenário político permanece agitado nesta quarta-feira (14). A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Medida Provisória da Liberdade Econômica. Essa e outras notícias caracterizam a Agenda do Dia.

Entre os acontecimentos para ficar de olho, está a divulgação dos resultados de empresas cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo, como a Via Varejo (VVAR3) e a JBS (JBSS3). Além disso, a Agenda do Dia tem, no cenário internacional, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro. Ademais, líderes do Senado definem a conclusão da votação da reforma da Previdência para o dia 2 de outubro, e os dados sobre o comércio da China divulgados na terça devem influenciar a economia internacional.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

MP da Liberdade Econômica

Na noite da última terça, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da MP da Liberdade Econômica. Com 345 votos à favor e 76 contra, a Medida Provisória (MP) 881 ainda possui 17 requerimentos para votar emendas destacadas ou abandonar parte da proposta, que serão analisados nessa quarta.

Saiba Mais: MP da Liberdade Econômica tem texto-base aprovado

Toda a intermediação da votação do projeto foi liderada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, que retirou os itens desalinhados com o conteúdo primário idealizado na MP da Liberdade Econômica.

Senadores concordaram em votar a reforma da Previdência em setembro

Os senadores fecharam um acordo para inciar a votação do primeiro turno da reforma da Previdência no dia 18 de setembro e a conclusão no dia 2 de outubro. Poderá ser discutida durante a votação a inclusão de estados e municípios na reforma previdenciária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a distribuição de recursos para governadores e prefeito facilitaria a aprovação da reforma. O líder do PSD no Senado, Otto Alencar, concordou e afirmou que “esse acordo praticamente dá condição de se aprovar a reforma da Previdência”.

Paulo Guedes deverá apresentar pacto federativo ao Senado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá ir nesta quarta-feira ao Senado apresentar o pacto federativo.

De acordo com Alcolumbre, o Senado discutirá ao menos sete medidas relacionadas com pacto federativo. “Vamos quebrar tudo o que tiver que quebrar para ajudar os estados e municípios”, afirmou o presidente do Senado.

PIB da zona do euro

De acordo com a agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro apresentou crescimento de 0,2% no segundo trimestre deste ano. Em comparação de base anual, esse avanço representa 1,1%

Esse resultado é contundente com as previsões dos analistas, visto que, a maior economia da Europa demonstrou recessão.

Conforme a agência, a Alemanha apresentou queda de 0,1% do PIB na comparação com os primeiros três meses do ano. Os analistas associam a retração com o comércio exterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Crescimento industrial da China atinge a menor taxa em 17 anos em julho

Nesta quarta-feira, a China divulgou dados de seu crescimento econômico que alcançou 6,3% no segundo trimestre. Esse valor representa os danos causados pela disputa comercial com os Estados Unidos.

As vendas no varejo cresceram 7,6% no mês de julho, no entanto, no mês de junho o crescimento foi de 9,8%. Em junho a produção industrial avançou em 6,3%, em julho, a produção cresceu apenas 4,8%. Além disso, o desemprego urbano continuou crescendo e alcançou o mesmo patamar de fevereiro de 5,3%.

Guerra comercial

Na última terça-feira o governo dos Estados Unidos adiou a imposição de tarifas de 10% sobre produtos da China. A decisão foi comunicada pelo escritório do representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer.

Segundo o governo dos Estados Unidos, as tarifas não serão mais aplicadas no dia 1º de setembro, mas em 15 de dezembro. A taxação é válida para eletrônicos, como telefones celulares, laptops, videogames, monitores de computador, itens de vestuário e calçados.

Coaf é transferido para BC

O governo do presidente Jair Bolsonaro decidiu transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central (BC). O Executivo realizará a transferência via Medida Provisória. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.

O Ministério da Economia quer que o decreto seja encaminhado ao Congresso ainda nessa semana. Entretanto, esse prazo vai depender de um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Caso ele concorde, a MP que transfere o Coaf para o BC será enviada ao Legislativo.

Resultados

As empresas JBS (JBSS3), Oi (OIBR4), Via Varejo(VVAR3), Embraer (EMBR3), Ultrapar (UGPA3) e Kroton (KROT3) devem divulgar seus balanços nesta quarta. Na última terça-feira (13), a Itaúsa (ITSA3), Estácio (YDUQ3), Banco Inter (BIDI4), BTG Pactual (BPAC3), Rumo (RAIL3) e Banrisul (BRSR3) divulgaram seus resultados trimestrais.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia a dia.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião