Agência Nacional de Mineração determina inspeções diárias em barragens

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou nesta segunda (11) que determinou às mineradoras fazerem inspeções diárias em barragens a montante.

Alteamento a montante é um tipo de método utilizado na construção de barragens – e o mesmo da que rompeu em Brumadinho (MG) e em Mariana, em 2015. Esse tipo de construção permite que o dique inicial seja ampliado para cima quando a barragem fica cheia.

Saiba mais: Governo abre processo para investigar rompimento da barragem da Vale

Esse método se utiliza dos próprios rejeitos do processo de mineração para a formação da barreira de contenção. A barragem, assim, cresce em degraus.

A ANM disse que as informações coletadas dessas inspeções diárias deverão ser enviadas ao Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração. As empresas que não cumprirem a determinação poderão ser multadas e ter as represas interditadas.

Saiba mais: MP teria pronto pedido de prisão contra presidente da Vale, diz revista

A agência também determinou que as mineradoras devem instalar as sirenes nas barragens a montante até 30 de abril. Além disso, cobrou a Apresentação da Declaração de Condição de Estabilidade das barragens. Isso inclui estudos de suscetibilidade à liquefação para condição não drenada, no prazo de 30 dias.

Além das medidas direcionadas a barragens a montante, a ANM informou que todas as demais receberão determinações de segurança. As mineradoras também devem avaliar imediatamente a necessidade de remoção das instalações a fim de resguardar a integridade dos trabalhadores.

Por fim, as empresas devem informar “se houve e quais foram as providências adotadas quanto à segurança das barragens em razão do risco e do dano potencial associado” após o rompimento da barragem em Brumadinho.

A tragédia causada pela Vale (VALE3) em Brumadinho já deixou 165 mortos e outros 155 desaparecidos. No rompimento da barragem em Mariana, há mais de três anos, 19 pessoas morreram, além do impacto ambiental que tem efeitos até hoje.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião