Acordo entre UE e Mercosul será aprovado após 2020, diz comissária

A comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, declarou na última terça-feira (1) que o bloco não assinará o acordo comercial com o Mercosul antes do final de 2020.

De acordo com Malmström, até que o acordo seja aprovado, os países do Mercosul e da UE deverão buscar compromissos com ‘seus respectivos interessados’.

“Isso provavelmente não chegará à mesa dos ministros antes do Natal do próximo ano”, declarou a comissária.

Antes de ser aprovado, os países europeus farão uma série de revisões no acordo. Após a aprovação, a aliança entrará em vigor provisoriamente até a validação dos parlamentos de todas as nações envolvidas.

O Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas foi citado pela comissária como uma problemática para o acordo, caso não seja respeitado. A declaração ocorreu pois alguns membros da UE estão pressionando o governo brasileiro a respeito das políticas ambientais do País.

Preservação ambiental no acordo entre Mercosul e UE

Na última semana, Malmström já havia demonstrado preocupação com os reflexos das políticas ambientais do Brasil para o acordo entre os dois blocos, segundo o chanceler brasileiro Ernesto Araújo.

“Ela [Malmström] mencionou essa preocupação de alguns membros em relação à ratificação. O que conversamos é que precisamos intensificar o diálogo para mostrar qual é a prioridade da Amazônia, a dimensão real da questão, a qualidade das políticas brasileiras e o que está sendo feito”, afirmou Araújo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com o chanceler, os blocos estão enfrentando problemas de comunicação. Por conta disso, a UE não possuí a percepção correta sobre as políticas ambientais brasileiras.

Áustria veta acordo de livre comércio

O Parlamento da Áustria decidiu rejeitar o acordo comercial entre os dois blocos. Para que o tratado seja ratificado é necessário da aprovação de ao menos 28 países do bloco europeu.

Saiba mais: Áustria veta acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia

O país europeu acredita que o Brasil não tem compromisso com a preservação da Amazônia. “O acordo teria sido ruim para a nossa agricultura, mas especialmente para a proteção climática e os direitos trabalhistas na América do Sul”, disse o vice-chefe do Partido Social-Democrata do país, Jörg Leichtfried.

A França, no mês de agosto, após as queimadas na Amazônia, se posicionou contra acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a UE. O presidente frânces Emmanuel Macron acusou o presidente da República Jair Bolsonaro de mentir sobre as questões ambientais do País.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião