Acordo com China sobre guerra comercial está próximo, diz Casa Branca

O governo dos Estados Unidos informou que o acordo com a China sobre a guerra comercial está próximo. A informação foi divulgada pelo principal assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, nesta sexta-feira (6).

Segundo Kudlow, as negociações entre Washington e Pequim estão em uma fase “intensa”. Entretanto, ele salientou a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a guerra comercial. Para o mandatário, a administração sairá das negociações caso um eventual acordo não seja favorável aos EUA.

Todavia, Kudlow declarou que o potencial de crescimento econômico de um acordo seria “tremendo”.

Progressos e reviravoltas

O presidente dos Estados Unidos tinha declarado na última quinta-feira (05) que as reuniões com a China estavam “indo bem”. As duas principais economia do mundo estão trabalhando para chegar a um acordo preliminar sobre a guerra comercial. As tensões entre Washington e Pequim já duram 17 meses e estão prejudicando o crescimento econômico mundial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O presidente norte-americano vem se contradizendo em suas declarações sobre o fim da guerra comercial. Na terça-feira (05), em um evento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Londres, afirmou que não existe um prazo para o acordo com a China na guerra comercial.

Saiba mais: Trump afirma que não existe prazo para o fim da guerra comercial

Além disso, Trump disse que talvez seja melhor aguardar até depois das próximas eleições presidenciais, em novembro de 2020. “Não tenho prazo, não. De certa forma, acho que é melhor esperar até depois da eleição com a China”, relatou o mandatário a repórteres em Londres, “Estamos indo bem no acordo comercial com a China, se eu quiser fazê-lo”.

As falas do presidente dos Estados Unidos impactaram as bolsas internacionais. Os mercados futuros de Dow Jones caíram 0,43% na manhã daquela terça. Já os futuros do S&P 500 recuavam 0,39%, já os da Nasdaq perdiam 0,51%. Antes das declarações de Trump, todos os futuros operavam em alta.

Segundo Trump, China ainda quer acordo sobre guerra comercial

Já na última segunda-feira (2), Trump declarou que a China quer fechar um acordo sobre a disputa comercial mesmo após as tensões em Hong Kong.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A declaração vem após o presidente ter se posicionado à favor dos manifestantes que protestam contra a China. Durante a semana passada houveram rumores de que o acordo em relação à guerra comercial estaria mais distante por causa da reação do governo de Pequim a posição norte-americana.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião