Ações nos EUA caem com aumento do nervosismo entre investidores

O mercado financeiro dos Estados Unidos está vivendo uma quinta-feira (11) conturbada por causa do aumento dos temores sobre uma nova onde de contágios do coronavírus (covid-19). As ações dos principais índices das Bolsas de Valores norte-americanas estão em forte queda.

O Dow Jones Industrial Average caiu 3,2%, de 875 pontos, logo após a abertura. O S&P 500 perde 2,5% e o Nasdaq Composite registra uma queda de 2,1%. Esse andamento negativo na cotação das ações reflete o nervosismo do mercado sobre o andamento da pandemia.

Os casos de coronavírus nos EUA superaram 2 milhões, com o número de mortos ultrapassando 111.000. Cerca de três vezes mais o número de vítimas registradas no Brasil.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Os dados da Universidade Johns Hopkins mostraram um aumento nos casos nos estados da Flórida, Texas e Califórnia, levantando alarmes de que uma segunda onda de infecções poderia levar à aplicação de restrições novamente nas atividades sociais e de negócios.

Segundo muitos analistas, caso os números de contágios e de vítimas voltem a subir na maior economia do planeta, as ações poderão sofrer uma correção maciça.

Ações em baixa após reunião do Fed

Além disso, os investidores também não gostaram do tom cauteloso que o Federal Reserve (Fed) teve na reunião do Comitê Federal de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês).

O presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, chegou a declarar na última quarta-feira (10) que a pandemia de coronavírus poderia causar danos a longo prazo à economia, alterando o comportamento do consumidor e dos negócios, e o mercado de trabalho pode não se recuperar por “alguns anos”.

Isso levou o mercado financeiro a fechar o dia em forte queda, com o S&P 500 que caiu -0,53%, a 3.190.14 pontos. Os mercados começaram a considerar que a recuperação só ocorrerá no longo prazo, e isso acabou levando as cotações das ações para baixo.

As ações também recuaram nos mercados internacionais, com o Stoxx Europe 600 caindo 3%.

Por sua vez o ouro, tradicionalmente considerado um ativo refúgio em períodos de turbulência no mercado, subiu 1,5%.

Saiba mais: Por que Wall Street sobe há 11 anos e o resto do mundo não?

As ações caíram também na região da Ásia-Pacífico. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 2,3% no fechamento das negociações. A Bolsa de Valores do Japão caiu 2,8%, e a da Austrália caiu 3,1%.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião