Ações da Localiza (RENT3) e Unidas disparam mais de 10% após anúncio de fusão

As ações da Localiza (RENT3) e da Companhia De Locação Das Américas, Unidas (LCAM3), registraram forte alta nesta quarta-feira (23) depois do acordo para a combinação dos negócios.

As notícias da fusão mexeram com o mercado e animaram os investidores em vista da possibilidade de gerar mais sinergias para a futura empresa. Com isso, às 16h55, os papéis da Localiza registravam uma valorização de 13,32%, cotadas a R$ 58,63; enquanto as ações da Unidas operaram em alta de 17,18%, negociadas a R$ 24,83.

De acordo com o fato relevante divulgado, os acionistas da Unidas irão receber 0,44682380 ação ordinária de emissão da Localiza em substituição a cada 1 ação ordinária de emissão da Unidas por eles detidas na data de fechamento.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, baseado na relação de troca, negociada entre independentes, os acionistas da Localiza passariam a deter, em conjunto, 76,85000004% do capital social total e votante da nova empresa, enquanto os acionistas da Unidas passariam a deter, em conjunto, 23,14999996%.

O negócio ainda está sujeito à aprovação dos acionistas de ambas as empresas em suas respectivas assembleias gerais, assim como do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sem restrições ou com restrições.

Fusão pode ser positiva crédito da Localiza

Segundo a vice-presidente assistente da Moody’s, Carolina Chimenti, a combinação entre Localiza e Unidas poderia ter um efeito positivo para o perfil de crédito da Localiza a longo prazo em razão da maior escala da empresa resultante.

O executiva avaliou que os pontos positivos incluem o poder mais elevado de barganha e a maior participação de mercado na indústria de aluguel de carros e gestão de frotas, que está em expansão no País. Apesar disso, Chimenti salientou que as mudanças não seriam registradas imediatamente nas métricas financeiras.

“A combinação de negócios não alteraria significativamente as atuais métricas de crédito da Localiza, como alavancagem, dívida total e perfil de amortização de dívida”, observou a vice-presidente assistente da Moody’s. “Mas aumentaria a exposição da empresa ao mercado de gestão de frotas, que conta com um modelo de negócios menos flexível que o de aluguel de carros.”

Negócio pode ajudar Uber e rival Movida

A combinação dos negócios também deverá possibilitar a entrada na demanda por aluguel de carros para utilização de Uber e ainda dar um empurrãozinho na concorrente Movida (MOVI3).

Analistas ouvidos pelo SUNO Notícias avaliaram que o novo negócio entre Localiza e Unidas é positivo e deve surfarem um setor dependente de escala e gerar melhores números para a futura companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião